CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 18 de fevereiro de 2016

SMS Natal realiza reunião sobre implantação de Unidades Sentinelas do Vigiar em Felipe Camarão

Por Ascom Cosems-RN

IMG-20160218-WA0029

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e do Setor de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (Visamt) realizou uma reunião sobre Unidade Sentinela do Vigiar, nesta quarta-feira (17), na Unidade Mista de Felipe Camarão, para a implantação de duas Unidades Sentinelas do Vigiar, no bairro.

O chefe da Vigilância Ambiental, Marcílio Xavier, explica que o objetivo da reunião foi a implantação de duas Unidades Sentinelas no bairro de Felipe Camarão, devido ter ocorrido a maior incidência de agravos respiratórios.

“Durante a reunião também foi apresentado e discutido o 1º relatório sobre notificações de doenças respiratórias referentes a dezembro de 2015 a janeiro de 2016 e sobre a implantação de uma Unidade Sentinela Vigiar na Unidade Mista de Felipe Camarão e outra em Felipe Camarão II”.

A implantação da Unidade Sentinela fica na responsabilidade da Visamt com o Núcleo de Epidemiologia da unidade de saúde que monitora as ocorrências de casos de doenças respiratórias.

Os dados coletados são informados em um relatório do SUS. Esses dados irão traçar um perfil e identificar as causas das doenças respiratórias da poluição do ar. A partir desse relatório, a SMS adotará as medidas necessárias para o tratamento.

As Sentinelas são unidades físicas, isto é, unidades de saúde, hospitais e ambulatórios e grupos de trabalho criados para realizar avaliações epidemiológicas quanto a repercussões da poluição atmosférica na saúde humana.

ASCOM DA SMS NATAL