Representantes de todos os departamentos e Distritos Sanitários se reuniram, nesta quarta-feira (8), no auditório da UnP da Floriano Peixoto, para discutir a Programação Anual de Saúde (PAS) 2018, que definirá as metas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para o próximo ano.
As ações que serão realizadas em 2018, fazem parte do Plano Municipal de Saúde (PMS) 2018-2021, elaborado este ano pela SMS, no qual foram definidas metas, objetivos e diretrizes pelos próximos quatro anos. “A Programação Anual vai definir ações estratégicas para colocar em prática tudo o que foi definido no Plano Municipal de Saúde. Cada departamento elaborou sua Programação e vamos discutir para definir essas ações”, explicou Kátia Correa, assessora de planejamento da SMS.
A secretária de Saúde de Natal, Saudade Azevedo, destacou a importância dessa Programação, já que o que for decidido afeta diretamente a vida das pessoas. “Temos que pensar em fazer a diferença para a população. Precisamos definir ações prioritárias, que a população mais precisa e que sejam possíveis de realizar diante do cenário econômico que vivemos”, frisou a secretária, que ainda informou que a SMS está criando um Núcleo de Gestão Estratégica (NGE) para monitorar as ações que forem definidas.
A PAS contém a descrição das ações, as metas de cada uma delas a serem realizadas em 2018, os parceiros e responsáveis pelas propostas, definição de recursos orçamentários necessários ao cumprimento da programação, fonte de financiamento e indicadores usados para o monitoramento que contribuem para o alcance dos objetivos e cumprimento das metas do Plano Municipal de Saúde.
ASSESSORIA DE IMPRENSA