CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 8 de dezembro de 2015

SMS Natal realiza ações de saúde com pessoas vivendo com HIV/AIDS

Por Ascom Cosems-RN

hiv

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), realizou na última sexta-feira (4), no Centro de Especialidades Integradas Leste II, localizado no antigo Centro Reprodutivo do Alecrim, ações de conscientização em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra AIDS, com pessoas vivendo com a doença.

O Serviço de Atendimento Especializado realiza ações de assistência, prevenção e tratamento às pessoas vivendo com HIV/Aids. O objetivo é prestar atendimento integral e de qualidade aos usuários, por meio de uma equipe de profissionais de saúde composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos e assistentes sociais.

As atividades são voltadas aos cuidados de enfermagem, orientação e apoio psicológico, atendimentos em infectologia, pediátrico, controle e distribuição de antirretrovirais, orientações farmacêuticas, distribuição de insumos de prevenção e atividades educativas para adesão ao tratamento, prevenção e o controle das DST/Aids.

Segundo a gestora do programa HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde, Emilly Bezerra, o principal objetivo destas ações é reforçar a solidariedade, tolerância e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS e, consequentemente, reduzir ou eliminar o preconceito e a discriminação associadas à doença.

“É difícil convencer as pessoas a continuarem o tratamento, uma vez que muitos esquecem dos horários, ou mesmo, desistem em função dos efeitos colaterais causados pelos medicamentos. No encontro foram apresentados alguns vídeos temáticos, de como lidar com o preconceito, além de dicas para se fazer uma boa adesão, ou seja, como controlar os horários das medicações e a sua periodicidade”, explica Emilly Bezerra.

De acordo com dados obtidos pela Vigilância Epidemiológica do município, do período de 2007 a 2014, foram notificadas em Natal 1.116 casos de AIDS em adultos, sendo 745 no sexo masculino, com maior incidência em pessoas entre 20 a 35 anos. Já em crianças foram notificados 22 casos, com incidência em 55% do sexo masculino e em menores de 1 ano de vida. Ainda no período de estudo, foram notificadas também 136 casos de gestantes HIV+, 96% dos casos de AIDS em crianças são frutos da transmissão materna.

Ascom da SMS Natal