CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 10 de novembro de 2015

SMS Natal promoveu diversas atividades neste final de semana

Por Ascom Cosems-RN

SMS promove diversas atividades de promoção à saúde do homem neste final de semana (11)

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou neste sábado (7), a programação oficial da Campanha Novembro Azul. A ação, que contou com uma caminhada e diversas ações de promoção à saúde, foi realizada na Praça Lions Club, em Mirassol. O slogan deste ano é: Juntos pela saúde do homem, com foco na prevenção.

Já na sexta-feira, dia 6, a Unidade de Estratégia de Saúde da Família de José Sarney e o Hospital dos Pescadores (Hospesc) tinham começado as atividades alusivas ao Novembro Azul. A ação da Unidade de José Sarney contou com distribuição de preservativos, kits de higiene bucal, além de palestras sobre DSTs, AIDS, sífilis e cuidados com a higiene do homem, com objetivo de orientar os homens sobre a necessidade de ter um cuidado permanente com a saúde. A atividade foi realizada na 1°Feira de Artesanato do Nova Natal.

Além disso, as Unidades Básicas de Saúde de Candelária e Mirassol, com o apoio da equipe de zoonoses, realizaram uma ação na Ceasa, com a realização de 250 testes de HGT, 280 aferição de pressão e imunização em mais de 100 pessoas.

Realizado todo ano, em 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes, trouxe a cor azul para as campanhas mundiais de divulgação e sensibilização, seguindo o exemplo da campanha “Outubro Rosa”, voltada ao câncer de mama.

Já em alusão a Campanha Mundial Novembro Azul, a SMS, por meio das Unidades de Saúde, dos cinco distritos sanitários de Natal realizará durante este mês, uma série de atividades voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, assim como, as morbidades mais prevalentes na capital potiguar, como diabetes, obesidade, DST/AIDS, tabagismo e outras doenças crônicas que atingem à população.

De acordo com a chefe do Setor de Promoção à Saúde do Departamento de Atenção Básica (DAB), Wanessa Lucena, a ideia é que durante o mês de novembro seja elaborado, junto as demais Unidades de Saúde, estratégias para conscientização, prevenção e a importância do diagnóstico precoce das doenças que atingem à população masculina.

“Os homens apresentam uma maior resistência quanto à procura dos serviços básicos, seja para prevenção, promoção ou mesmo, recuperação de sua saúde. A ideia é apoiar as atividades alusivas a Campanha, além de informar aos gestores, profissionais da saúde e a população em geral, sobre a importância da Campanha Novembro Azul”, afirma Wanessa Lucena.

Embora, simbolicamente, o mês de novembro seja tratado como um mês especial para o cuidado da saúde do homem, o Ministério da Saúde recomenda que as ações votadas para a população masculina aconteçam durante todo o ano.

Ascom da SMS Natal.