CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 24 de novembro de 2016

SMS Natal promove evento para qualificação dos servidores da Central de Regulação

Por Ascom Cosems-RN

Jpeg

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (DRAC), realizou, nesta quinta-feira (24), no auditório da UNI-RN, a oficina ‘Regulação: Estratégias para Qualificação do Processo de Trabalho’, evento voltado para auditores da SMS, servidores da Central Metropolitana de Regulação e do Complexo Regulatório, Distritos Sanitários e Unidades de Saúde que trabalham com a regulação.

Durante o encontro, que contou com a presença do secretário Municipal da Saúde, Luiz Roberto Fonseca, e também do coordenador geral de Regulação e Avaliação do Ministério da Saúde, João Marcelo Barreto, foram discutidas ações que possam melhorar o processo de regulação já realizado na SMS. “Diante do atual cenário financeiro do Brasil, o momento requer que busquemos soluções e alternativas para otimizar o serviço. Esse processo existe desde 2008 no Brasil (em Natal começou em 2006). Agora, precisamos analisar o que deu certo e o que não foi possível viabilizar para tentar encontrar soluções”, destacou João Marcelo.

Para o secretário Luiz Roberto, o DRAC tem papel fundamental diante do cenário atual. “Com a crise financeira que vivemos, o DRAC ganhou ainda mais importância. Por isso o setor público precisa compreender a importância de se realizar investimentos e qualificações nesse departamento, assim como os próprios servidores precisam entender a importância e responsabilidade que eles têm”.

Uma das funções da Central Metropolitana de Regulação – que funciona por meio de uma co-gestão entre a SMS e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) – é fazer o monitoramento das referências intermunicipais de consultas e exames de média e alta complexidade ambulatorial. “Por isso a necessidade de se otimizar o serviço. O fluxo de pessoas buscando os serviços do SUS é muito grande. Avançamos muito nos últimos anos e precisamos estar preparados para 2017”, destacou Saudade Azevedo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde.

ASSESSORIA DE IMPRENSA