CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 9 de agosto de 2017

SMS Natal participa do Seminário Anual de Avaliação do Vigiagua em Brasília

Por Ascom Cosems-RN

​​

Os trabalhos desenvolvidos pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS-SMS) na área de vigilância ambiental e saúde do trabalhador serão apresentados nacionalmente durante o “Seminário Anual de Avaliação do Vigiagua” que está sendo realizado em Brasília entre os dias 8 e 10 de agosto. Os servidores Marcílio Xavier e José Wellington Ferreira, chefe da Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (Visamt) e coordenador municipal do Vigiagua, respectivamente, representarão a SMS no evento.

Entre os programas e ações escolhidos para serem apresentados no evento, estão o Vigiagua, o projeto “Selo Azul, água de qualidade”, o monitoramento da qualidade da água consumida nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e o projeto de monitoramento da qualidade da água dos hidrocarbonetos e necrochorume desenvolvido com a Universidade Potiguar (UnP).

Para Marcílio Xavier, a participação da SMS no evento será fundamental para o enriquecimento das discussões abordadas durante o evento e para as ações desenvolvidas no município. Ele acredita que este será um momento rico de troca de informações e experiências com as vigilâncias de outros estados e municípios brasileiros.

É muito importante para todos. Além de apresentarmos o que vem sendo feito, também participaremos da reformulação da Portaria nº 2.914/2011, que aborda os procedimentos de controle e de vigilância de qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade”.

Marcílio disse ainda sobre a apresentação da participação ativa do Departamento de Vigilância em Saúde no Conselho Municipal de Saneamento Básico e na construção do Plano de Saneamento Básico de Natal. “Além do básico, que é o cumprimento das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, com relação às coletas e análises de amostras de água consumida no município”.

ASSESSORIA DE IMPRENSA