CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 2 de fevereiro de 2017

SMS Natal participa de evento do Ministério da Saúde sobre combate ao Aedes aegypti

Por Ascom Cosems-RN

Jpeg

Jpeg

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou, nesta quinta-feira (2), da reunião sobre de ‘Estudo Prospectivo sobre sistema de alerta e resposta oportuna para os surtos de dengue’. O evento, que aconteceu na capital potiguar, contou com a participação de representantes de diversos municípios do Brasil, além do Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

Natal foi escolhida como sede do encontro por ter um sistema de monitoramento reconhecido mundialmente. O Vigiadengue é feito com base na vigilância epidemiológica e vigilância entomológica das arboviroses de importância para a saúde pública. Com a metodologia é possível classificar semanalmente a cidade em áreas com distintos níveis de risco, orientar a intervenção de acordo com os dados, além de mensurar e documentar o tempo entre identificação de risco e o início da resposta.

Para se ter uma ideia da eficácia do sistema, em 2015 a capital potiguar era responsável por 80% dos casos de doenças provocadas pelo Aedes aegypti no Rio Grande do Norte. Em 2016 esse número caiu drasticamente, para apenas 20%. “Com o Vigiadengue conseguimos uma mudança muito grande no status de Natal no cenário nacional. Hoje conseguimos enfrentar possíveis epidemias de uma maneira mais sólida, sem grande alarde. Tudo isso graças ao trabalho das nossas equipes da Vigilância Sanitária e Centro de Controle de Zoonoses, que possuem técnicos reconhecidos nacionalmente”, destacou o secretário municipal da Saúde, Luiz Roberto Fonseca.

No evento desta quinta, foram discutidos temas como os pontos positivos e negativos dos indicadores atuais e a inclusão de novos indicadores. Tudo para buscar um aprimoramento das ferramentas já existentes.

ASSESSORIA DE IMPRENSA