CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 26 de abril de 2017

SMS Natal participa de curso de Vigilância de Violências e Acidentes em Brasília

Por Ascom Cosems-RN

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participa, desde essa terça-feira (25) até a quinta-feira (27), do Curso em Vigilância de Violências e Acidentes, que acontece em Brasília e tem coordenação da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. A chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica da SMS, Aline Bezerra, está representando a Secretaria.

O encontro tem como principal objetivo capacitar multiplicadores para o planejamento e operacionalização da Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) em seu componente de Vigilância Sentinela: Viva Inquérito, que é uma pesquisa que analisa as tendências e descreve o perfil das vítimas de violência (interpessoais ou autoprovocadas) e dos acidentes (trânsito, quedas, queimaduras, dentre outros) atendidas em unidades de urgência e emergência selecionadas.

No âmbito do município do Natal, a pesquisa acontecerá de 01 a 30 de setembro no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. A coordenação da pesquisa será realizada pelo Departamento de Vigilância em Saúde da SMS, através do Setor de Vigilância Epidemiológica e com parceria da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde Pública.

VIVA

O Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) é um sistema criado em 2006 pelo Ministério da Justiça na tentativa de realizar ações de prevenção no tocante as violências e os acidentes, que acabam exercendo grande impacto social e econômico, sobretudo no setor da saúde.

O VIVA é constituído por dois componentes: o Vigilância de violência interpessoal e autoprovocada do Sistema de Informações e Agravos de Notificação (VIVA/SINAN) e o Vigilância de violências e acidentes em unidades de urgência e emergência (VIVA Inquérito).

ASSESSORIA DE IMPRENSA