CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 22 de agosto de 2016

SMS Natal leva ações de promoção à saúde às pessoas privadas de liberdade

Por Ascom Cosems-RN

SMS leva ações de promoção à saúde às pessoas privadas de liberdade (2)

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal realizou nesta sexta-feira (19) e segunda-feira (22) mais uma ação de promoção à saúde às pessoas privadas de liberdade. As ações tem por finalidade oferecer e intensificar os atendimentos para melhor atender os apenados, uma vez que estas pessoas estão mais propícias a adquirirem uma maior variedade de doenças no interior dos presídios. O objetivo da SMS é garantir assistência básica à todas os homens e mulheres privados de liberdade.

A ação é realizada pelo Núcleo de Atenção Básica do Distrito Sanitário Norte II, em parceria com o Núcleo de Epidemiologia, que realiza visitas periódicas aos sistemas prisionais em um trabalho de promoção a saúde para pessoas privadas de liberdade.

Na última sexta-feira (19), foi a vez do Unidade Psiquiátrica de Custódia que, por meio do diretor do centro, Keilison Gurgel, e a equipe de agentes, cumpriu as atividades coletivas de promoção e prevenção à saúde. Foram realizadas 43 consultas com os homens da unidade e funcionários, durante os turnos da manhã e tarde, e foram ofertados tratamentos em doses únicas para escabiose e verminoses em todos os pacientes, realizados por enfermeiros, técnicos de enfermagem e o chefe do Núcleo de Atenção Básica.

Já nesta segunda-feira (22), a equipe visitou o presídio feminino, localizado no bairro do Potengi, para realizar o mesmo tratamento. Desta vez, foram atendidas mais de 116 mulheres, além dos funcionários da unidade com o mesmo objetivo de prevenir, de forma continua, as apenadas dentro das unidades.

Segundo Lucélia dos Santos, chefe do Núcleo de Atenção Básica do Distrito Sanitário Norte II, os exames devem ser feitos periodicamente devido a rotação constante ocorrente dentro das unidades, causados pela entrada e saída de presas constantemente.

“Muitas das mulheres que entram nos presídios vêm de morar em situação de rua, facilitando o contágio dessas doenças as demais, motivo pelo qual devemos realizar visitas sistematicamente”, comentou.

As reuniões de planejamento e avaliação do presídio acontecem mensalmente e tem a finalidade de oferecer e intensificar o atendimento para melhor atender a saúde das mulheres privadas de liberdade.

ASCOM DA SMS NATAL