CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 5 de maio de 2016

SMS Natal inicia curso de doulas comunitárias em Natal

Por Ascom Cosems-RN

Curso Doulas Comunitárias Leide Morais 05.05 (11)

Teve início nesta quinta-feira (5) o II Curso de Doulas Comunitárias, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em Natal, com o objetivo de formar pessoas para prestarem apoio emocional e físico às gestantes e mulheres em trabalho de parto no município. Depois de formadas, as participantes atuarão junto às mulheres acompanhadas pela Maternidade Leide Morais, na zona Norte.

A diretora da maternidade, Rosário Bezerra, explicou que o curso tem duração de 30 horas, dividido em teoria, com aulas ministradas durante toda esta quinta-feira e sexta-feira (6) e a parte prática, que será desenvolvida na própria unidade materno-infantil, a partir da próxima semana. E destacou a importância da profissão para um parto normal tranquilo e seguro para a mulher e o bebê.

Durante a manhã de hoje, elas ouviram os relatos e experiências da obstetra e parteira Edilsa Pinheiro e da enfermeira obstétrica Rose Pereira, uma das primeiras doulas do Rio Grande do Norte e primeira doula voluntária da Maternidade Leide Morais. Ela ajudou a formar as primeiras doulas comunitárias no município, ainda na época da inauguração da maternidade, em 2009.

Estamos muito felizes em compartilhar o conhecimento e as experiências adquiridas ao longo dos anos e poder formar mulheres para ajudar outras mulheres em um dos momentos mais importantes da vida delas. Durante o curso, elas conhecerão a dinâmica do trabalho de parto, formas de fornecer segurança emocional às parturientes, técnicas para alívio das dores sem uso de farmacológicos”.

As participantes também receberão noções de direitos reprodutivos, para empoderamento e segurança emocional para que as mulheres possam ter experiências de trabalho de parto e parto normal positivas, sem traumas e como elaborar um plano de parto, como ajudar a mulher a ter um parto com autonomia e como obter acesso à rede municipal, desde a Atenção Básica à maternidade.

Rosário Bezerra explicou que as doulas não realizam procedimentos obstétricos e não substitui o papel dos médicos e enfermeiros, mas ajudam as gestantes, parturientes e familiares sobre os termos médicos e os procedimentos hospitalares. Ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, entre outros.