CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 6 de junho de 2016

SMS Natal encerrou Semana de Orientação contra o Tabagismo 

Por Ascom Cosems-RN

SEMANA DE ORIENTAÇÃO CONTRA O TABAGISMO USFC 03.06 (3)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encerrou nesta sexta-feira (3) a programação especial da “Semana de Orientação contra o Tabagismo” na unidade de Estratégia de Saúde da Família Comunitária (USFC), em Petrópolis. Foram cinco dias de palestras e rodas de conversa abordando temas relacionados ao tabagismo e suas consequências danosas para a saúde da população.

A diretora da USFC, Liene Medeiros, explicou que a programação foi elaborada especialmente com o objetivo de orientar e conscientizar as pessoas sobre os malefícios causados pelo cigarro, que possui em sua composição mais de 4,7 mil substâncias perigosas para o homem e também auxiliar os fumantes que desejam largar o tabagismo, mas não sabem como conseguir isso.

“Trabalhamos muito a sensibilização e conscientização das pessoas para todos os males causados pelo cigarro, para que elas entendam os inúmeros perigos a que estão expostas e que estão expondo todos aqueles com as quais elas convivem, principalmente sua família, seus entes queridos. Isso é importante porque muitos ainda não sabem os riscos e aqui, eles têm esse espaço”.

Ela afirmou que todos os que desejam parar de fumar são encaminhados para o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) ou o Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo, Álcool e Drogadição (APTAD), órgão ligado à SMS e que funciona nas dependências da unidade de saúde do Pirangi, localizada na rua Governador Valadares, s/n, na zona Sul de Natal.

“Aqui, nós mostramos todos os tipos de venenos que compõem o cigarro, os efeitos danosos à saúde do fumante ativo e do fumante passivo, ou seja, as pessoas próximas a ele que acabam “fumando” também e ainda imagens de pessoas com problemas de pulmão, como o câncer, que é uma das doenças provocadas pelo tabagismo”.

EXPERIÊNCIA

Liene Medeiros explicou ainda que a ideia de trabalhar contra o tabagismo surgiu após uma experiência familiar de sofrimento e morte de um ente querido por causa do cigarro. E que as ações desenvolvidas na USFC têm ajudado centenas de pessoas a parar de fumar e ter qualidade de vida.

“O cigarro mata. Ele causa sofrimento muito grande não apenas para quem fuma, mas também para quem convive com o fumante, seja pelos efeitos causados por ele para todos, fumantes ou não, seja pelo sofrimento de doenças mortais que poderiam ser evitadas com a simples prevenção. Além do câncer, o tabagismo mata mais de duas mil pessoas por ano no Brasil por doença pulmonar obstrutiva crônica”.

MORTES

Todos os anos, no dia 31 de maio é comemorado o “Dia Mundial sem Tabaco”, desde 1987. Desde a última segunda-feira, a SMS vem realizando atividades em várias unidades de saúde para alertar a população. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente seis milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo todo devido ao fumo, sendo que 600 mil vítimas são fumantes passivos, ou seja, pessoas que vivem ou convivem com fumantes. 

Diante desses números alarmantes, surgiu a campanha “Embalagem padronizada de tabaco”, que visa reduzir a demanda por tabaco e seus derivados por meio da divulgação com advertências sobre os malefícios do cigarro para a saúde do homem. A padronização foi uma das formas encontradas para conscientizar a população sobre os perigos aos consumidores.

ASCOM DA SMS NATAL