CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 3 de julho de 2017

SMS Natal elabora ‘Mapa de Riscos’ de todas unidades de saúde da capital 

Por Ascom Cosems-RN

 

Visando uma melhor promoção de saúde para os servidores, nos últimos meses a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem desenvolvido o chamado ‘Mapa de Riscos’ de todas as unidades que compõem os Distritos Sanitários da capital potiguar. 

O Mapa de Riscos é a representação gráfica dos riscos de acidentes nos diversos locais de trabalho, inerentes ou não ao processo produtivo, devendo ser afixado em locais acessíveis e de fácil visualização no ambiente de trabalho, com a finalidade de informar e orientar todos os que ali atuam e outros que, eventualmente, transitem pelo local. 

“Com a finalização dos mapas, poderemos realizar trabalhos e atividades de prevenção de acidentes com os servidores. Serão identificados todos os riscos existentes, assim como desenvolvidos meios para minimizá-los, melhorando o ambiente de trabalho para os servidores”, destacou Eleonora Barreto, responsável pelo Núcleo de Saúde do Trabalhador do SUS (NSTS) da SMS. 

No Mapa de Riscos, os círculos de cores e tamanhos diferentes mostram os locais e os fatores que podem gerar situações de perigo. São levados em consideração três grupos de risco: o grupo I são os agentes físicos, como ruídos, vibração, pressões anormais, temperaturas extremas e radiações ionizantes; o grupo II são os agentes químicos, como gases, vapores e névoas; já o grupo III são os agentes biológicos, como bactérias, fungos, protozoários, parasitas e vírus. 

Os mapas com informações de todas as unidades de saúde da capital, assim como da sede dos Distritos Sanitários, devem ficar prontos no segundo semestre deste ano.

 ASSESSORIA DE IMPRENSA