CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 30 de maio de 2017

SMS Natal é homenageada pelo Ministério Público por avanços na assistência materno-infantil

Por Ascom Cosems-RN

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi uma das homenageadas pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) nesta segunda-feira (29), durante a audiência pública de encerramento do Projeto Nascer Com Dignidade.

Lançado em 2011 pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde Pública (Caop-Saúde), o projeto tinha como objetivos reduzir a morbi-mortalidade materna e infantil através da (re) organização da atenção no pré-natal, no parto, nascimento e puerpério (fase da mulher que engloba os 40 dias pós parto), diagnosticar a realidade da atenção à gestante e ao neonato em todos os Municípios do Estado; conhecer os parâmetros e protocolos do SUS definidores do cuidado materno, neonatal e infantil; coletar dados e elaborar material de apoio à atuação dos Promotores de Justiça, a serem apresentados e discutidos em reuniões destinadas a esse fim.

Durante esse período, os avanços em Natal foram muitos, dentre os quais o próprio MPRN destacou os seguintes: reabertura da Maternidade Leide Morais, na zona Norte de Natal, que possuí 36 leitos, sendo 15 no modelo PPP (Pré-parto, Parto e Pós-Parto); a inauguração da Maternidade Araken Irerê Pinto, na zona Leste, que aumentou a quantidade de leitos na região de 27 (na antiga Maternidade das Quintas) para 37; além do fato das gestantes passarem a ter acesso amplo de portas abertas às unidades de saúde, independente da área de abrangência da equipe de saúde da família.

“A gestante pode fazer o pré-natal na unidade que lhe convém, seja perto de casa ou perto da escola dos filhos, por exemplo. Temos a Araken e a Leide Morais onde são realizados partos cirúrgicos, além da Maternidade Felipe Camarão que é referência em parto humanizado”, destacou o secretário de Saúde de Natal, Luiz Roberto Fonseca.

O titular da SMS ainda destacou a importância do pré-natal para a saúde do recém-nascido e da própria mãe. “Um pré-natal bem feito pode impedir muitas doenças, assim como a própria morte do recém-nascido. Pensando exatamente nisso que a SMS se empenhou em conseguir avançar nesse sentido. Essa homenagem de recebemos hoje é o fruto de muito trabalho realizado por toda a equipe da secretaria”.

ASSESSORIA DE IMPRENSA