CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 26 de janeiro de 2017

SMS Natal e Arsban discutem programação da Semana Municipal da Água 2017

Por Ascom Cosems-RN

agua-en-la-dieta

A programação oficial da Semana Municipal da Água 2017, que deve ser realizada no próximo mês de março e ainda não possui local confirmado, já está sendo discutida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Natal (Arsban). A edição deste ano terá o tema “Água é vida que continua: Segurança Hídrica, Saúde e Controle Social”.

Durante reunião entre os técnicos da Arsban e da Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador da SMS (Visamt), nesta quarta-feira (25), foram definidos alguns temas a serem abordados pelo evento, entre eles a proteção dos mananciais superficiais; Situação, quantidade, fiscalização e licença dos poços; Perdas hídricas e planos de contingência de água; Monitoramento do Vigiagua em Natal e na Região Metropolitana; Vigilância da água nas clínicas de hemodiálise e desruptores endócrinos.

Também foi definido os órgãos que serão convidados para o evento, para abordarem os temas acima: Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), Visamt-SMS, Vigilância Ambiental do Estado e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“Essa é somente uma prévia do que será abordado durante os dias da Semana Municipal da Água 2017. Teremos outra reunião com a Arsban em breve e a nossa expectativa é que outros assuntos devem ser acrescentados. Contaremos com a participação de órgãos importantes das áreas da saúde e da gestão da água e do meio ambiente e também da UFRN. Será um debate de alto nível”, afirmou o chefe da Visamt, Marcílio Xavier.

Durante a Semana Municipal da Água, serão realizados seminários, palestras, mesas redondas, apresentações culturais e uma série de atividades educativas e de orientação e sensibilização sobre a importância da água e o consumo consciente, uma vez que esta é um recurso natural não renovável. Também estão previstas ações de promoção à saúde e prevenção a doenças evitáveis e outras.