CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 4 de julho de 2016

SMS Natal discute qualidade da água consumida na comunidade Cavaco Chinês

Por Ascom Cosems-RN

Ação da Visamt (2) - CAVACO CHINÊS

A implantação de poços construídos pela Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern) e o abastecimento de água de qualidade foram os temas de uma discussão entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (Visamt), a gerência operacional da estatal e moradores da Comunidade Cavaco Chinês, na zona Norte de Natal. O objetivo é oferecer água potável para a comunidade, que atualmente é abastecida por poços construídos pelos próprios residentes e em desconformidade com os critérios de qualidade e potabilidade determinados pelo Ministério da Saúde.

“São mais de quatro mil moradores que consomem água de poços artesanais perfurados em suas propriedades, já que a região não é abastecida pela Caern. O grande problema é que a água desses poços não está em conformidade com a Portaria nº 2.914/11, do Ministério da Saúde e que versa sobre a água destinada ao consumo humano proveniente de sistema”, explicou o chefe da Visamt, Marcílio Xavier.

Ele afirmou que o objetivo é evitar que as pessoas consumam água contaminada com microrganismos patogênicos, como coliformes fecais e a bactéria Escherichia coli, presentes em concentração acima do nível de segurança, e tenham sua saúde comprometida com doenças evitáveis, como as diarreias.

“Em alguns casos, o nitrato presente nesta água consumida está acima de 30mg por litro, o que ultrapassa muito o nível de segurança estabelecido. A Visamt é muito preocupada com a qualidade da água que a comunidade consome há mais de três anos, quando começamos os primeiros estudos e também a luta para que ela receba água da Caern”.

Um dos encaminhamentos da reunião, realizada nesta sexta-feira (1), é uma nova reunião, desta vez com os representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), para saber se há uma área que possa ser cedida pelo município à Caern, para a perfuração um poço, para o fornecimento de água de qualidade aos moradores do Cavaco Chinês.

ASCOM DA SMS NATAL