CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 24 de agosto de 2016

SMS fortalece linha de cuidado do sobrepeso e obesidade em Natal

Por Ascom Cosems-RN

SMS fortalece linha de cuidado do sobrepeso e obesidade em Natal (4)

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta terça-feira (23) uma oficina voltada para os profissionais de saúde das unidades de saúde do Distrito Sanitário Sul, como forma de fortalecer a linha de cuidado do sobrepeso e obesidade em Natal. A ideia é que essa capacitação seja realizada nos demais distritos sanitários da capital. Hoje, o município conta com quatro Policlínicas – Asa Norte, Neópolis, Oeste e Dr. José Carlos Passos – que são referência em atendimento de média complexidade no acompanhamento dos pacientes com sobrepeso e obesidade.

As pesquisas mais atualizadas indicam que Natal acompanha a média nacional das capitais brasileiras em números de pessoas com sobrepeso e obesas. No entanto, os índices do Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional (SISVAN) aponta que 45% das crianças natalenses estão estão com excesso de peso, 31% dos adolescentes encontram-se nesta mesma situação. Já entre os adultos, 69,42% estão acima do peso, enquanto que os idosos chegam a marca de 51,05%. Diante dessa realidade, a Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado as ações, principalmente na Atenção Básica, como forma de orientar a população a respeito de hábitos mais saudáveis, com diversas ações de promoção à saúde e prevenção ao sobrepeso e a obesidade.

O encontro no Distrito Sul, que contou com o apoio do Departamento de Atenção Básica, Atenção Especializada, DRAC e o Núcleo de Atenção à Saúde do Distrito, serviu para aperfeiçoar o fluxo de atendimento que já existe e potencializar o acesso. O paciente inicialmente deve ser atendido na Atenção Básica , onde passará pelo trabalho de vigilância alimentar e nutricional, as ações de promoção à saúde e prevenção do sobrepeso e obesidade, entre outras ações, uma vez que a Atenção Básica é a ordenadora do cuidado. Esgotada todas as possibilidades, o paciente, por meio da regulação, é encaminhado para os atendimentos de média (policlínicas) e alta complexidade (HUOL).

A Atenção Especializada, por sua vez, será responsável pelo apoio matricial às equipes da Atenção Básica, a assistência ambulatorial especializada multiprofissional aos adultos com IMC entre 30 e 39 dos pacientes com comorbidades e acima de 40 dos demais usuários, diagnóstico para os casos que houver necessidade de cirurgia, organizar o retorno dos usuários da Atenção Básica com contrarreferência, entre outras ações.

ASCOM DA SMS NATAL