CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 11 de maio de 2016

NATAL: SMS expande implantação do ponto eletrônico biométrico para todos os servidores da Saúde

Por Ascom Cosems-RN

 SMS expande implantação do ponto eletrônico biométrico para todas as unidades (3)

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) está em fase de implantação do ponto eletrônico, por meio de biometria, para todos os servidores municipais, sem exceção. Além do Nível Central, onde o controle de frequência de todos os servidores já é feito por meio da biometria há mais de um ano, as unidades de saúde do Distrito Sanitário Sul estão em processo de implantação. Além da sede do Distrito, as Unidades de Ponta Negra, Nova Descoberta, Policlínica Neópolis e a Unidade Mista de Cidade Satélite já foram contemplados e estão em fase de teste. A meta é que no segundo semestre de 2016, todos os distritos sejam contemplados com o sistema.

O objetivo é ampliar os mecanismos de gestão de Recursos Humanos, verificar o efetivo cumprimento de carga horária, controlar a execução de serviço extraordinário e evitar pagamentos indevidos. Desde o ano passado, o controle de frequência dos servidores do Nível Central da SMS já é feito por meio da biometria.

“Estamos em funcionamento há um ano para todos os servidores do nível central da SMS e desde abril começou a expansão para todos os distritos. No Distrito Sul, a maioria das unidades será contemplada com a inclusão de todos os profissionais de saúde. Ressaltamos que a biometria é para todos os servidores, sem exceção de categoria”, destacou o secretário Luiz Roberto Fonseca, secretário Municipal de Saúde.

Desenvolvido pela equipe da Unidade Setorial de Informática (SGTIC), o sistema eletrônico será integralizado aos relógios de ponto que, atualmente, estão em fase de implantação. Logo após a instalação completa em todas as unidades, será realizado uma série de testes para comprovar que o equipamento cumpre sua função devidamente, e assim, todos os servidores poderão aderir ao sistema.

O sistema serve também para ter dados mais seguros para disciplinar a frequência da equipe e os índices de absenteísmo tendo o serviço acesso a todos os registros e dados de sua frequência, cabendo as equipes de Recursos Humanos conferir e homologar estes lançamentos. Os funcionários deverão, obrigatoriamente, registrar todas as movimentações de início e término da jornada.

O chefe da Unidade Setorial de Informática, Dauran Aguiar, explica que a equipe está trabalhando intensamente nesse projeto para que seja implantado o mais rápido possível e que, no momento, está sendo concluído a integração do sistema utilizado na unidade central, que é interligado com o SIGLOS (Recursos Humanos) e o banco de dados do equipamento do relógio.

No sistema será possível ver um gráfico com a Carga Horária Trabalhada Total do mês, a carga trabalhada e a restante. O servidor poderá acompanhar os horários das batidas de ponto. Também será possível fazer justificativas de faltas ou ausências. Além disso, o responsável pode aprovar as justificativas e pode enviar um relatório para o SGRTS”, explica.

O novo sistema entrou em vigor a partir da publicação do Decreto de nº 17194/2011, que também seria a forma de controle de efetividade a ser adotada para todos os servidores do Município, em decorrência da Portaria nº 1510/2009 do Ministério de Estado do Trabalho e Emprego, alterada pela Portaria de nº 1752/2011.

ASCOM DA SMS NATAL