CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 26 de maio de 2017

SMS e Ministério da Saúde discutem implementação do Núcleo da Economia da Saúde em Natal

Por Ascom Cosems-RN

 

Com a finalidade de estabelecer uma cooperação técnica com o Departamento de Economia da Saúde Investimentos e Desenvolvimento (DESID) do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal se reuniu nesta quinta-feira (25), no Auditório do Centro de Controle de Zoonoses, com representantes do Ministério da Saúde para iniciar a implementação do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC), por meio do Núcleo da Economia da Saúde na SMS.

O encontro teve a apresentação das potencialidades da Economia da Saúde para a tomada de decisão na gestão no SUS, que foram explanadas pela coordenadora de Gestão de Custos/MS, Maciene Mendes e a assessora de Gestão de Custos/MS, Corah Prado.

O secretário municipal de saúde, Luiz Roberto Fonseca, destacou a importância da criação do Núcleo da Economia da Saúde. Ele explicou que quem faz gestão pública precisar entender de economia, administração e de finanças. “É de grande importância compreender a relação gestão de custos para melhor aplicação na prestação de serviços do SUS. Precisamos aprender a gastar bem para oferecer melhor assistência à população. Começaremos a implantar nos serviços 24h como as Upas, maternidades e Hospital Municipal de Natal e depois ampliaremos para toda a Secretaria”.

“Estamos aqui para apresentar o Programa o Programa Nacional de Gestão de Custos do Ministério da Saúde. O Município de Natal nos procurou com interesse para a adesão do programa. É a primeira etapa, a sensibilização dos gestores, mostrando a importância do programa. Aproveitamos para apresentar não só a gestão de custos, mas também todas as potencialidades e ferramentas da economia da saúde”, destacou a coordenadora de Gestão de Custos/MS, Maciene Mendes.

A secretária adjunta de Logística em Saúde, Administração e Finanças (SAD/LAF), Terezinha Rego, solicitou uma consultoria que é gratuita ao Ministério da Saúde. “Essa reunião vai esclarecer para os gestores sobre o programa de gestão de custos. A Asplan será responsável para articular todas as áreas, onde será implantado o centro de custos, inicialmente nas unidades 24h e futuramente em toda a SMS”.

O Núcleo de Economia da Saúde tem como finalidade promover a incorporação da cultura da gestão de custos no âmbito da SMS; fortalecer a base de conhecimento dos partícipes em relação a gestão de custos em saúde e consolidar a troca de experiências e informações da área.

ASSESSORIA DE IMPRENSA