CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 16 de fevereiro de 2016

SMS Natal discute Plano de Ação para enfrentamento a superlotação das Unidades de Pronto Atendimento

Por Ascom Cosems-RN

AsvPf9qaO7eiiwRyT6S-iio6Z7gSiRQ9Ay0kMyO1wAcR

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal realizou na manhã desta terça-feira (16) uma reunião para discutir o plano de ação para enfrentamento a superlotação das Unidades de Pronto Atendimento do Município – UPA Pajuçara, UPA Esperança, Hospital Municipal de Natal, Unidade Mista de Cidade Satélite e de Mãe Luiza. A reunião foi comandada pelo secretário Luiz Roberto Fonseca e pela secretária Adjunta de Atenção Integral à Saúde, Saudade Azevedo, e contou com a presença de todos os diretores de departamentos da Secretaria, gerente dos cinco distritos sanitários e diretores das unidades de pronto atendimento de Natal.

Na semana passada, uma comissão da Saúde visitou todas as unidades de pronto atendimento de Natal e constataram a situação de superlotação das unidades de saúde e identificou pontos que precisam ser melhorados para ampliar e prestar uma assistência mais qualificada ao usuário. Na reunião de hoje, o secretário apresentou a proposta, construída com a participação de diversos setores da SMS, para, de forma emergencialmente, minimizar os efeitos da superlotação.

“Identificamos o problema e agiremos, conforme determinação do prefeito Carlos Eduardo, de forma imediata e enérgica, principalmente porque estamos em Estado de Emergência, a fim de garantir a assistência de qualidade aos usuários que procurarem as nossas unidades de pronto atendimento. Queremos proporcionar uma melhoria no atendimento aos usuários que procuram as portas de urgência, possibilitando um atendimento humanizado. O bom acolhimento deve estar associado à disponibilidade de uma ambiência adequada às necessidades dos usuários e dos servidores”.

Entre as ações apresentadas está a proposta de instalação de tendas climatizadas para implantação de centrais de hidratação nas UPAs Pajuçara, Esperança e Potengi, que será inaugurada no próximo mês. A Unidade Mista de Cidade Satélite utilizará um anexo para receber a central de hidratação, bem como o Hospital Municipal de Natal, o segundo andar para ser, temporariamente, salas de hidratação. A ideia é que em cada unidade haja espaço para até 30 pessoas serem atendidas.

A SMS também pretende ampliar o horário de atendimento em algumas unidades de saúde do município. A ideia é que duas unidades por cada distrito sanitário, totalizando dez unidades, estejam abertas até às 20h. As unidades servirão de contrarreferência aos atendimentos das Unidades de Pronto Atendimento classificados como Azul. Amanhã será realizada uma nova reunião para definir as unidades. O objetivo dessa medida é reduzir a procura pelas emergências hospitalares por pacientes com casos de urgência de baixa e média complexidade, além de garantir o acesso da população o atendimento de urgência. A medida visa também fazer o atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência de qualidade e resolutivo à população.

A Secretaria também deve ampliar as equipes não médicas de profissionais de saúde das unidades de pronto atendimento, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e técnicos laboratoriais. A SMS pretende antecipar a convocação dos profissionais que atuarão na UPA Zona Sul e que foram aprovados no último processo seletivo simplificado. Além disso, deve ser ampliada as equipes médicas nos pronto atendimentos, na Atenção Básica e na assistência pré-hospitalar.

A reunião também discutiu mudanças no processo de trabalho da logística e suporte aos serviços de saúde, como forma de garantir o abastecimento das unidades básicas e especializadas. Além disso, foi discutido sobre a aquisição de softwares de regulação, acolhimento com classificação de risco, cabeamento e internet para todas as unidades.

Na próxima segunda-feira (22), será realizada uma nova reunião para discutir a implantação das propostas apresentadas.

ASCOM DA SMS NATAL