CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 6 de maio de 2016

SMS discute otimização do processo de trabalho e melhorias no Hospital Municipal de Natal

Por Ascom Cosems-RN

20160506093758

O secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, acompanhado da secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD-AIS), Saudade Azevedo, da coordenadora da Rede de Urgência e Emergência do Município, Renata Campos Ludovico, e da diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), Indyanara Altoé, reuniu-se nesta quinta-feira (5) com a direção do Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Azevedo e todos os responsáveis técnicos dos diversos setores do Hospital para discutir a otimização do processo de trabalho, bem como melhorias para o funcionamento do primeiro hospital municipal da Capital.

Luiz Roberto Fonseca ressaltou que mesmo em meio às dificuldades financeira que passa o município, o prefeito Carlos Eduardo teve o compromisso de inaugurar o primeiro hospital do município e que manteve, exclusivamente com recursos próprios, os primeiros meses do HMN. Ele explica que desde o início, o Hospital foi concebido para que funcionasse em etapas, abrindo inicialmente o Pronto Atendimento Adulto e Infantil, as alas de internação de clínica médica adulto e infantil, o Pronto Atendimento Ortopédico e os dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O próximo passo, previsto para o segundo semestre de 2016, será o funcionamento do Centro Cirúrgico do Hospital.

“Diante do cenário, precisamos agir da melhor forma, encontrando alternativas para fazer com que o Hospital Municipal funcione prestando a melhor assistência possível à população. Acredito muito nesse hospital, que já nasceu com seu perfil definido, com grande capacidade de expansão, só nos faltam recursos. Ele sozinho não é a solução para Natal. Precisamos de um hospital de trauma em Natal, para que o HMN possa ficar exclusivamente de atendimento de clínica médica”, destacou Luiz Roberto Fonseca.

O secretario explicou ainda que a Secretaria vem trabalhando no sentido de otimizar os recursos e destacou a extinção do contrato com o Hospital Memorial, em agosto do ano passado, para atendimento ambulatorial de ortopedia, que à época passou a funcionar no Hospital dos Pescadores e em seguida para o HMN. Essa mudança trouxe uma redução de aproximadamente R$ 4 milhões por ano. Além disso, a SMS extinguiu o contrato com o Nuplan/UFRN para acondicionamento de medicamentos passando a utilizar as dependências do Departamento de Logística e Suporte Imediato aos Serviços de Saúde (DLS-SMS), o que trouxe uma economia anual de cerca de R$ 3,6 milhões por ano.

A diretora do Hospital Municipal de Natal, Cecília Karla Picinin, destacou a importância do secretário Luiz Roberto Fonseca e da secretária adjunta Saudade Azevedo de se reunirem com os responsáveis técnicos para ouvirem as demandas e buscar soluções em conjunto.

“Acredito muito nessa gestão e esse é o momento de mostrarmos a nossa competência. Estamos fazendo história ao vencermos as dificuldades diariamente, com organização e integração. Temos uma equipe extremamente comprometida e qualificada, para prestar a melhor assistência à população”, afirma.

ASCOM DA SMS NATAL