CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 21 de outubro de 2015

SMS discute estratégias para o Monitoramento de Cobertura Vacinal nas unidades de saúde de Natal

Por Ascom Cosems-RN

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), discute estratégias para o Monitoramento de Cobertura Vacinal nas unidades de saúde de Natal. O Monitoramento Rápido de Coberturas vacinais (MRC) trata-se de uma atividade recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para supervisão das ações de vacinação adotada em vários países das Américas como ação rotineira. É um método extremamente útil para definir ou redefinir ações de vacinação, melhorar as coberturas vacinais e homogeneidade de coberturas.

Em 2015, o monitoramento está definido para avaliar a situação vacinal das crianças de 6 meses a menores de cinco anos de idade pós-campanha de multivacinação e da poliomielite oral. O MRC contará com a realização de 1.325 entrevistas, sendo 25 coberturas vacinais individuais avaliadas por sala de vacina. O monitoramento se dará entre os dias 26 de outubro a 20 de novembro de 2015 em 53 salas de vacinas da rede municipal de saúde.

Representantes dos Núcleos Distritais de Vigilância Epidemiológica dos cinco distritos sanitários, representantes dos núcleos de ações básicas, equipe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis e coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica, participaram do processo de discussão.

“Essa estratégia visa também resgatar e vacinar crianças não vacinadas, melhorar a cobertura vacinal e a homogeneidade de coberturas no contexto dos municípios, além de aumentar a imunidade da população garantindo manutenção do estado de eliminação, controle e ou a redução da incidência de doenças imunopreveníveis sob vigilância no país”, explica a chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica da SMS, Aline Bezerra.

O calendário básico de vacinação conta com 14 vacinas, sendo alvo do monitoramento os seguintes imunos: Hepatite B, Pentavalente, Vacina contra Pólio, Pneumocócica 10V, Rotavírus, Meningocócica, Hepatite A, Tríplice Viral e Tetraviral.