CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 27 de agosto de 2015

SMS DE NATAL APRESENTA PROJETO “SELO AZUL” À ABIH-RN

Por

 

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Juliana Araújo, acompanhada do coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador, Marcílio Pereira e do coordenador do Programa de Vigilância da Qualidade da Água, José Wellington Ferreira, reuniram-se com o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), Marcio Guedes, para apresentar a proposta do “Selo Azul”. O projeto pretente conceder a certificação de qualidade da água para o consumo humano aos hotéis, pousadas e restaurantes que utilizam água dentro dos padrões de potabilidade.

 

 

Para possuir o Selo Azul, os estabelecimentos devem seguir alguns critérios como a solicitação de certificação, possuir alvará sanitário, outorga de uso, no caso de água de poços, apresentar relatório de controle mensalmente da qualidade da água, plano de higienização dos reservatórios com empresa certificada, além do que, as análises da água coletada pelo Vigiagua devem estar de acordo com a Portaria 2914/11.

 

 

Ficará suspensa a emissão do Selo Azul aos estabelecimentos cujos alvarás sanitários estiverem expirado, não possuirem licença para uso da água (outorga), não enviarem o relatório de controle por mais de dois meses, não possuírem o plano de higienização dos reservatórios, e também por aqueles que estiverem com os laudos das análises fora dos padrões de potabilidade. O prazo de validade do certificado será de até um ano.

 

 

Segundo Marcílio Pereira, as ações de vigilância da Qualidade da Água para o Consumo humano – Vigiagua tem o objetivo de garantir à população o acesso à água em quantidade e qualidade suficiente e compatível com o padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente para a promoção da saúde.

 

 

“Para tanto, são realizadas coleta de água para análise em laboratório, inspeção e orientação nas unidades de interesse da saúde, segundo plano de amostragem da vigilância e atendimento de denúncias em casos de suspeita de contaminação de água para consumo humano”, explica Marcílio Pereira.

 

 

Durante o encontro, a Vigilância solicitou à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN) uma reunião com os seus associados para apresentar o Selo Azul.

 

ORLA

 

Nos últimos meses a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Natal, por meio do Programa de Vigilância da Qualidade da Água (Vigiagua), realizou também nos hotéis da Via Costeira, da Praia do Meio e em Ponta Negra, várias inspeções com o objetivo de analisar a qualidade da água para consumo humano e identificar as possíveis contaminações nos respectivos estabelecimentos.

 

 

O programa tem recebido denúncias de pessoas que afirmaram que alguns hotéis estariam fornecendo água sem tratamento para consumo humano, oriundos de poços. Como forma de garantir a qualidade e a segurança da população natalense e visitantes da capital, a SMS intensificou o trabalho do Vigiagua e notificou os hotéis que apresentaram algumas irregularidades.

 

 

A Vigilância da Qualidade da Água em Natal, realiza a coleta de 210 pontos distribuídos nos 36 bairros de nossa capital, perfazendo um total de 700 coletas anuais. Segundo o coordenador José Wellington Ferreira, alguns hotéis da Via Costeira, da Praia do Meio e em Ponta Negra estão com nitrato acima dos níveis permitidos e estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

 

 

“Muitos dos hotéis na região possuem cloradores que eliminam os micro-organismos e coliformes presentes na água, porém o cloro não elimina o nitrato, já que é um elemento químico. O normal é que em cada litro de água contenha, no máximo, a concentração de 10 miligramas de nitrato”, explica Wellington Ferreira.

 

 

#Ascom da SMS de Natal.