CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 7 de março de 2016

SMS apresenta Plano de Enfrentamento a superlotação das unidades de pronto atendimentos de Natal

Por Ascom Cosems-RN

Central de Hidratação UPA Pajuçara (2)

O secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, apresentou à imprensa potiguar, na manhã da última sexta-feira (4), o Plano de Ação de Enfrentamento à Superlotação das Unidades de Pronto Atendimentos de Natal, durante entrevista coletiva realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em Areia Preta.

Entre as medidas adotadas pela SMS, estão a instalação de centrais de hidratação nas unidades de pronto atendimento (UPAs) de Cidade da Esperança e Pajuçara, unidade mista de Cidade Satélite e no Hospital Municipal de Natal; ampliação do número de profissionais nas UPAs, com o incremento de seis médicos por dia; aumento do horário de atendimento em dez unidades básicas de saúde da Capital, exclusivo para pacientes contrarreferenciados pelas Upas e a garantia do abastecimento das unidades básicas e especializadas.

“Resolvemos colocar estruturas de hidratação dentro da área das Upas da Esperança, Pajuçara e também na Potengi (inaugurada nesta sexta-feira), com contêineres climatizados e que foi a forma mais eficaz e barata que encontramos. Na Mista de Satélite, usamos um espaço contíguo usado para encontros dos grupos e no Hospital Municipal, separamos três enfermarias da Ala Cirúrgica que passaram a ser usadas com este fim, melhorando o fluxo dentro do hospital, mesmo registrando uma procura muito maior do que ele foi projetado”.

Luiz Roberto explicou também que as dez unidades básicas de saúde que terão seu horário ampliado (Pajuçara e Nova Natal, no Distrito Sanitário Norte 1; Potengi e Parque dos Coqueiros, no Distrito Norte 2; Nova Descoberta e Ambulatório Unidade Mista Satélite, no Distrito Sul; Quintas e Policlínica Oeste, no Distrito Oeste e São João e Alecrim, no Distrito Leste) receberão exclusivamente pacientes com classificação de risco azul, de atendimento ambulatorial de baixa complexidade, encaminhados apenas pelas Upas. Além disso, a Secretaria convocou na semana passada 176 profissionais que atuarão nessas unidades e garantirá, também, a segurança das unidades que estarão com horário estendido. A expectativa é que estas unidades passem a funcionar nesse sistema a partir da segunda quinzena de março.

Outras medidas citadas pelo secretário foram a aquisição de softwares de regulação, acolhimento de risco, cabeamento e internet para todas as unidades; locação de veículos adequados para assegurar a logística entre as unidades de saúde, criando o serviço de transporte sanitário no município e a antecipação da inauguração da Upa da Zona Sul, no conjunto Cidade Satélite, cuja entrega era inicialmente prevista para o mês de junho e agora, passa a ser até o final de maio próximo.