CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 11 de novembro de 2015

SMS amplia ações de promoção à saúde e inaugura salas no Complexo Penal Dr. João Chaves

Por Ascom Cosems-RN

unnamed (1)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, por meio da Comissão de Saúde Prisional, realizará nesta quinta-feira (12), a partir das 9 horas, no Pavilhão Feminino do Complexo Penal Dr. João Chaves, a inauguração das salas de atendimento, sala materno-infantil, sala para assistência social, auditório voltado a palestras educativas, além da implantação da Farmácia da Atenção Básica. Com isso, será possível ampliar as ações de promoção à saúde da população privada de liberdade em Natal.

Durante o evento será apresentado também o Balanço Anual das ações realizadas pela Saúde Prisional nos últimos anos. A inauguração oficial contará com a presença do secretário Municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, da secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde da SMS, Saudade Azevedo, e do secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Cristiano Feitosa Mendes.

Segundo a coordenadora do Setor da Saúde da Mulher, do Homem e do Adolescente, Fabíola Andréa, o objetivo da Secretaria é garantir assistência básica de saúde à população privada de liberdade.

“As ações geralmente são trabalhadas de forma pontual. Já realizamos atividades voltadas ao pré-natal, planejamento familiar, prevenção do câncer de útero e DST/AIDS, hipertensão arterial, escabiose, exames de sangue, entre outros”, complementa Fabíola Andréa. Vários colaboradores da saúde estão envolvidos nas ações, entre médicos, enfermeiros, técnicos, além dos profissionais do Complexo Penal.

Nos últimos anos foram realizados também ultrassonografias em gestantes, exames papanicolau e laboratoriais como hemograma completo, glicose, triglicerídeos, colesterol total e frações, sorologia para HIV I e II, hepatite B e VDRL. Além da inclusão das ações de saúde bucal, palestras educativas voltadas à saúde da mulher, confecção e atualização do Cartão SUS, preventivos, imunização e atualização do Cartão de Vacina, baciloscopias para diagnóstico de tuberculose, entre outras doenças.

As reuniões de planejamento e avaliação do presídio acontecem mensalmente e tem a finalidade de oferecer e intensificar o atendimento para melhor atender a saúde das mulheres privadas de liberdade.

BALANÇO 2015

107 mulheres imunizadas (Hepatite B 1ª e 2ª doses) DT (1ª e 2ª) – Reeducandas do Complexo Penitenciário Feminino Provisório Dr. João Chaves;

53 Testes rápidos Sífilis e HIV (02 casos de sífilis tratado);

107 Exames laboratoriais realizados (Hemograma completo glicose, triglicerídeos, colesterol total e frações, sorologia para HIV I e II, hepatite B e VDRL) 54 Exames de Sorologia Sífilis e HIV I e II);

98 mulheres e 02 bebês tratados de Escabiose.