CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 28 de março de 2016

Semana Municipal da Água foi aberta com entrega do Selo Azul em Natal

Por Ascom Cosems-RN

IMG_20160321_155414471[1]

A Semana Municipal da Água foi aberta oficialmente com a premiação de entrega do “Selo Azul, água de qualidade” a três estabelecimentos comerciais da Capital, nesta segunda-feira (21), no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. O evento, realizado em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Natal (Arsban), segue até quarta-feira (23) com seminários, mesas redondas, apresentações culturais e uma série de atividades educativas, de orientação e sensibilização para o consumo consciente.

O prefeito Carlos Eduardo participou do evento e destacou que a preservação dos 136 hectares de área do parque é de suma importância para a população de Natal, já que o local guarda a maior reserva de água potável da cidade. “É água de qualidade, que abastece quase a metade do município inteiro”.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, explicou que a água é um dos patrimônios de maior relevância para Natal, que tem, reconhecidamente, uma das melhores qualidades do país. Isso porque ela mantém suas propriedades preservadas graças à característica geológica do município, que faz com que a água passe por um processo natural de filtração decorrente das dunas.

No entanto, ele afirmou que a não-conclusão do processo de saneamento no município, o uso irregular do solo e de fossas sépticas e a contaminação por microrganismos coloca em risco essa água. E que alguns poços já foram detectados com nitritos e nitratos, que contribuem para a poluição do lençol freático.

“Quando buscamos o uso adequado e racional; alternativas para não contaminar o solo e o lençol freático; ações que estimulem o uso racional de poços artesianos, cisternas e reservatórios, principalmente dos grandes utilizadores como indústrias e estabelecimentos comerciais e da rede hoteleira e o descarte adequado da água servida através do saneamento básico, estamos preservando a qualidade da água para as futuras gerações de Natal. É um patrimônio que Natal não pode relegar a plano secundário, mas encontrar alternativas sustentáveis e manutenção dessa qualidade da água, que possui relação direta com a saúde da população”, finalizou Luiz Roberto.

Para o chefe da Visamt, Marcílio Xavier, o selo é a certificação por excelência da qualidade da água e surgiu após se descobrir que todos os hotéis da Via Costeira eram abastecidos por água de poço que estavam com a qualidade hídrica bem abaixo do permitido. Graças ao projeto, os estabelecimentos Isso os estimulou a se adequarem.

“O projeto certifica os estabelecimentos que trabalham para que a água fique dentro dos padrões de potabilidade que se exige. Hoje, temos a satisfação de premiar os hotéis Serhs e o Porto do Mar, além do Natal Shopping. Temos ainda outros dez selos para serem entregues nos próximos dois meses”.

ASCOM DA SMS NATAL