CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 19 de outubro de 2015

Secretaria Municipal de Saúde realiza ações no Dia Nacional de Combate a Sífilis

Por Ascom Cosems-RN

IMG-20151019-WA0011

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, em alusão ao Dia Nacional de Combate a Sífilis realizou neste sábado (17), várias ações voltadas a população nas Unidades de Saúde Monte Líbano, Guarapes, Unidade Mista de Saúde Mãe Luiza e Felipe Camarão. A data é comemorada todo terceiro sábado do mês de outubro.

A sífilis é uma doença milenar que atinge mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo. É causada por uma bactéria geralmente transmitida via contato sexual, que entra no corpo por meio de pequenos cortes presentes na pele ou por membranas mucosas. É raro, mas a doença pode ser transmitida também pelo beijo ou pode ser congênita, sendo passada de mãe para filho durante a gravidez ou parto.

De acordo com a gestora do programa HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde, Emilly Bezerra, o objetivo da SMS é tornar esta data um marco para o combate, prevenção e implementação do Teste Rápido de triagem de sífilis e HIV, de modo a vencer e eliminar sua forma congênita, uma vez que os índices da doença no município de Natal estão preocupantes.

Convocamos todas as equipes, especialmente da Atenção Básica, para ampliarem o acesso ao diagnóstico durante a Semana Nacional de Combate a Sífilis e, neste sábado foram realizadostestes rápidos de HIV e sífilis em todas as gestantes que comparecerem nestas Unidades de Saúde e também em seus respectivos parceiros, prevenindo assim, a transmissão vertical da doença”, explica Emilly Bezerra.

A sífilis quando não tratada ou prevenida, leva a consequências graves, como o aborto da criança, má formação ou mesmo, sequelas neurológicas passadas de mãe para filho.