CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 28 de março de 2016

Secretaria Municipal de Saúde oferece atendimentos terapêuticos em parceria com a UFRN

Por Ascom Cosems-RN

Secretaria Municipal de Saúde oferece atendimentos terapêuticos em parceria com a UFRN (1)

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) cumpre seu papel de incentivar e desenvolver atividades que visam prevenir doenças e suas complicações por meio da promoção à saúde. Prevenir o que pode virar uma doença ou amenizar os seus efeitos é o que faz a Unidade de Saúde Familiar Comunitária (USFC) em parceria com o Centro de Práticas Integrativas e Complementares (CAPIC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Esse tipo de atendimento é oferecido em Natal e já impacta mais de 500 pacientes por mês, com mais de 40 atendimentos diários.

As atividades desenvolvidas pela Unidade são voltadas para a prevenção de doenças, como também para seu tratamento sem o uso de medicamentos. O método faz uso de técnicas comprovadamente eficazes na mudança de quadro de saúde de pacientes em todo o mundo. Dentre elas estão técnicas simples e conhecidas pelos orientais, como o escalda pés, além de Acumputura, Raike, tratamento com florais e relaxamento através da luz.

A psicóloga e assessora técnica do Setor de Promoção da Saúde da SMS, Tarcília Faria, destaca que a população está cada vez mais aderindo a novas formas de tratamento, que evitam o uso excessivo de medicação. “Sabemos que em alguns casos é necessário o uso medicamentoso, mas nos pacientes que têm essa possibilidade do não uso, tem dado resultados significativos ao tratamento. Antes os usuários só procurava atendimento nas unidades de saúde se estivesse doente, mas o processo mudou, tendo em vista que o Programa de Saúde da Família tem ajudando nesse trabalho de prevenção”, apontou Tarcília.

Liene Medeiros, diretora da Unidade de Saúde da Família Comunitária, destaca que o centro atende os pacientes obedecendo a um processo de avaliação, dando preferência aos casos de urgências e aos pacientes que têm encaminhamento médico. Esse tipo tratamento vem sendo indicado devido a uma nova postura dos especialistas em estarem optando por métodos menos invasivos para os pacientes. “Todos os dias estamos com atividades diferenciadas, seguindo um cronograma. Além da população em geral, que já utiliza, fazemos também o incentivo para que os servidores também participem”, completa Eliene, especialista em qualidade de vida.

A Unidade trabalha de segunda-feira à sexta-feira com os atendimentos ambulatoriais e as práticas integrativas para população em especial aos servidores, que necessitam de um olhar especial, uma vez que muitos servidores desenvolvem a Síndrome de Burnout. Os atendimentos são realizados nas dependências do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).

ASCOM DA SMS NATAL