CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 9 de novembro de 2016

Secretaria de Saúde de Natal organiza fluxo de exames de detecção de tuberculose

Por Ascom Cosems-RN

24960
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio do Departamento de Atenção Básica e Setor de Tuberculose oficializou na manhã desta quarta-feira (09), na Policlínica Carlos Passos, na Ribeira, o fluxo de exames para detectação de tuberculose, dos Distritos Sanitários Leste, Oeste e Sul.
O objetivo da reunião foi para oficializar a organização do fluxo do exame de baciloscopia e Teste Rápido Molecular, para Tuberculose (TRM/TB), referenciando os exames originados dos serviços de saúde dos Distritos Sanitários Leste, Oeste e Sul para a Policlínica Carlos Passos.
A chefe do Setor de Apoio ao Diagnóstico, Incorporações de Novas Tecnologias (DINT)/SMS, Elineide Alves, destacou que ser muito importante a organização do fluxo, porque otimiza os serviços, melhorando a assistência à população de Natal, na detectação de novos casos e controle da tuberculose”.
As unidades de saúde dos Distritos Leste, Oeste e Sul que tiverem demanda para a detectação de tuberculose,  deverão realizar a coleta de escarro em duas amostras, encaminhar para a policlínica para a realização dos exames. O laboratório da Policlínica Carlos Passos realiza o exame de baciloscopia da primeira amostra e encaminha a segunda amostra para o Laboratório Central (Lacen/RN) realizar o Teste Rápido para Tuberculose Molecular (TRM/TB).
Participaram da reunião representantes do DAB, Carmita Fernandes e coordenadora do Estratégia de Saúde da Família, Marliete Duarte; responsável técnica do Programa Municipal da Tuberculose/SMS/Natal, Débora Costa; a coordenadora do laboratório da Policlínica Carlos Passos, Edna Marluce Gomes; a coordenadora do laboratório do Lacen/RN, Zélia Guedes; e, representante da coordenação do Programa Estadual da Tuberculose/RN, Eduardo Mota; representantes dos Distritos; entre outros.
“A expectativa da SMS é organizar o fluxo de exames para a detectação da tuberculose dos Distritos Sanitários Norte I e II até o final deste mês”, sinalizou Débora.
ASSESSORIA