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Postado 12 de junho de 2017

Saúde promove capacitação em humanização dos acolhimentos no Hospital Municipal

Por Ascom Cosems-RN

Proporcionar um acolhimento e um atendimento humanizado aos usuários da rede municipal de assistência hospitalar o município. Esse foi um dos objetivos da capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aos servidores que atuam no Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Azevedo, nesta segunda-feira (12), em Petrópolis.

Segundo o administrador do HMN, Everton Rocha, a humanização do acolhimento é fundamental para a qualidade dos serviços realizados pelo estabelecimento e para o relacionamento entre paciente-atendente. Saber ouvir, receber, orientar, se colocar no lugar do outro e ter auto-controle para momentos de crise são essenciais para quem trabalha em ambientes hospitalares.

“Um ponto-chave bastante abordado na capacitação é que, apesar de termos normas e regras claras, nossos servidores precisam saber se colocar no lugar do outro na hora de acolher e atender o usuário, que muitas vezes chegam agitados ou estressado pela situação de doença dele ou de um familiar. E isso tem que ocorrer desde o recepcionista até o enfermeiro, o médico que irá tratar o caso”.

Ouvir o usuário, suas reclamações, denúncias, elogios e sugestões também foi um dos temas abordados pelos facilitadores da capacitação, os integrantes da Ouvidoria do SUS Municipal, Lúcia de Fátima Azevedo e Jório Novaes. Assim como a importância de todos os servidores que atuam no Hospital Municipal.

“Profissionais como maqueiros, recepcionistas e supervisores de Hotelaria são muito importantes no acolhimento porque são eles que fazem o primeiro contato com os usuários. Então, o treinamento também atua como uma forma de valorização profissional desses servidores, que muitas vezes não são reconhecidos em sua importância dentro de um hospital”.

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