CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 3 de maio de 2018

Saúde promove 1º Fórum de Hanseníase de Natal 

Por Ascom Cosems-RN

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) e o Programa Municipal de Controle da Hanseníase, está realizando o 1º Fórum de Hanseníase de Natal na Atenção Básica. O evento, que tem como parceiros o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), teve o primeiro dia realizado na quarta-feira (2), com o segundo programado para a próxima terça-feira (8), no auditório do HUOL. 

O objetivo é capacitar os profissionais enfermeiros para que seja realizada uma busca ativa dos contados da Hanseníase – contatos de quem têm ou teve a convivência com a doença”, destacou a responsável técnica do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Débora Gurgel. 

De acordo com Ana Paula Queiroz, diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB) da SMS, a Hanseníase (lepra) apresenta relevante problema de saúde pública no país, sendo o Brasil o 2º em número de casos. O município de Natal, em especial os Bairros de Felipe Camarão, Potengi, Pajuçara, Nossa Senhora da Apresentação e Lagoa Azul, mostram-se endêmico para a doença.

“É importante a realização de estratégias que visem o diagnóstico na fase inicial da doença, tratamento oportuno e cura, capazes de eliminar fontes de infecção, bem como minimizar os sofrimentos causados pelas incapacidades físicas resultantes do diagnóstico tardio”, destacou a diretora do DAB. 

O fórum dessa quarta-feira foi dirigido para enfermeiros dos Distritos Sanitários Sul, Leste e Oeste. Na terça-feira (8), acontece para enfermeiros dos Distritos Sanitários Norte I e II. Participam do evento representantes do Hospital Municipal de Natal, Setor de Vigilância Epidemiológica (SVE), enfermeiros do Hospital Giselda Trigueiro e enfermeiros da atenção básica. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA