CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 2 de maio de 2018

Saúde otimiza trabalho de combate à leishmaniose em Natal

Por Ascom Cosems-RN

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começou o processo de descentralização do trabalho feito pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em relação à leishmaniose. Já nos próximos dias, os Distritos Sanitários Norte I e II passarão a contar com equipes do CCZ.  

“O critério de escolha do distrito a receber as equipes foram as incidências dos casos, que historicamente acometem com maior frequência esta área” declarou Huyliane Souza, Chefe do Setor de Educação e Comunicação do CCZ. 

Além da descentralização do trabalho, também haverá uma mudança na metodologia. Atualmente, o controle da Leishmaniose é feito baseando-se na quantidade de casos positivos em humanos. Com este novo projeto dos técnicos do CCZ, também serão observados outros critérios, como os condicionantes socioambientais. Serão levantados dados e computados índices em relação à doença. 

Para a implementação desta nova abordagem, assim como a descentralização dos trabalhos, as novas equipes serão capacitadas na próxima segunda-feira (7) pelos técnicos do CCZ. A expectativa é que, combinando estas duas novas formas de trabalho, possa ser aumentada a identificação e análise das áreas de risco. 

A Leishmaniose é uma doença infecciosa e não contagiosa, causada pelo protozoário parasita Leishmania e transmitida pela picada do Lutzomyia longipalpis, conhecido como mosquito-palha. A transmissão ocorre quando o mosquito pica algum animal (geralmente cachorro, gato, raposas e outras animais silvestres) que já está com a doença e, depois, pica algum ser humano. Diagnosticada a tempo, a leishmaniose é uma doença tratável e curável. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA