CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 10 de maio de 2017

Saúde implanta teste do olhinho como rotina nas maternidades de Natal

Por Ascom Cosems-RN

Com o propósito de melhorar e qualificar a assistência prestada possibilitando diagnóstico precoce de alguma alteração ocular, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal implanta mais um serviço, desta vez, a prestação do teste do reflexo vermelho (TRV), popularmente conhecido como teste do olhinho, nas maternidades até a alta hospitalar.

O teste do olhinho é uma ferramenta de rastreamento de alterações que possam comprometer a transparência dos meios oculares. O teste do reflexo vermelho deve ser realizado pelo pediatra responsável pela evolução médica do recém-nascido no alojamento conjunto ou enfermaria, preferencialmente, até a alta hospitalar da maternidade.

Segundo a coordenadora da Saúde da Criança e Aleitamento Materno da SMS, Isabel Lima, o teste do olhinho, é muito importante porque é um exame capaz de identificar a presença de diversas enfermidades visuais como, a catarata congênita e o retinoblastoma. Diversas outras doenças também podem ser triadas por aplicação do TRV e confirmadas por meio de diagnóstico diferencial de leucocorias, como a Retinopatia da Prematuridade, o Glaucoma Congênito, o Retinoblastoma, a Doença de Coats, a Persistência Primária do Vítreo Hiperplásico – PVPH, Descolamento de Retina, Hemorragia Vítrea, Uveíte (Toxoplasmose, Toxocaríase), Leucoma e até mesmo Altas Ametropias.

“O TRV é um método não invasivo, de simples realização com apenas o uso de um oftalmoscópio direto, equipamento portátil e de baixo custo, sendo um procedimento extremamente barato, de fácil realização e rápido, que agora este teste estará disponibilizado nas maternidades da rede”, destacou Isabel.

O recém-nascido que por algum motivo não tiver seu teste do olhinho realizado até a alta hospitalar, fica a maternidade onde ocorreu o parto responsável pela sua realização até o primeiro mês de vida.

As gestantes que não realizaram o parto nos serviços municipais de saúde e os recém-nascidos que não tiveram o teste do reflexo vermelho feito, deverão procurar o Distrito Sanitário o seu domicílio para saber qual a sua referência.

A realização do teste do reflexo vermelho ou teste do olhinho nos demais períodos de vida recomendado da criança (4º, 6º, 12º e 25º meses) devem ser realizados durante as consultas de crescimento e desenvolvimento (CD) na Atenção Básica por um profissional capacitado.

Caso seja identificada alteração no teste do reflexo vermelho a criança deve ser referenciada com encaminhamento relatando a alteração no teste realizado ao oftalmologista, de acordo com Sistema de Regulação (SISREG), para avaliação.

ASSESSORIA DE IMPRENSA