CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 28 de fevereiro de 2018

Saúde de Parnamirim pede para população redobrar cuidados com o Aedes aegypti

Por Ascom Cosems-RN

A Secretaria de Saúde, através da coordenação de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica, alerta a população de Parnamirim para que redobrem os cuidados com a proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, nesse período chuvoso. E, para prevenir, eliminar os focos e orientar os moradores, 80 agentes estão diariamente nos bairros.

O supervisor Walter Lins Prado esteve na manhã de hoje, 28, em um terreno à rua Beija Flor – Jardim Planalto, onde foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti. “Coletamos amostras, eliminamos os focos e conversamos com os moradores justamente para inibir situações como essa”, disse.

O supervisor geral dos agentes de endemias, Garibaldi Rodrigues, também tem acompanhado o trabalho realizado nos bairros do Planalto e Boa Esperança. “No final de março, as equipes encerram as atividades por aqui e poderemos iniciar no bairro da Liberdade. Nesse momento chuvoso precisamos da consciência de todos para que os focos não se espalhem cada vez mais”, disse.

Uma das casas visitadas pelos agentes foi a de José Jacó da Silva, 80, que vive com a mulher Albertina há 30 anos à ria Estação Primeira de Mangueira, no Planalto. “Aqui temos muito cuidado porque minha mulher já teve dengue e quase morreu. Deixamos tudo limpo no quintal”, disse o morador.

Nesse período é preciso especial atenção com relação à limpeza de terrenos e quintais, evitando deixar água parada para que não haja a proliferação dos focos do mosquito.

 

CASOS

Dengue: 2016 – 962 e 2017 – 173.

Chikungunya: 2016 – 161 e 2017 – 17.

Zika: 2016 – 170 e 2017 – 21.

 

SERVIÇO:
Coordenação de Promoção da Saúde  – 3644-8364
Vigilância Epidemiológica  – 3644-2553

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA