CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 31 de julho de 2014

São Paulo do Potengi inaugura Serviço de Atenção Especializa

Por

Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (30) mais um Serviço de Atenção Especializada (SAE) no Rio Grande do Norte. A 5ª Região de Saúde que já dispõe do serviço em Santa Cruz, passa a contar com a assistência as pessoas que vivem com o HIV/aids também no Município de São Paulo do Potengi.

 

A responsável técnica pelo Programa Estadual de DST Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Sônia Cristina Lins, explicou que o SAE é de gestão municipal e irá atender também aos demais municípios da região do Potengi. “Nós parabenizamos e agradecemos a parceria com o município de São Paulo do Potengi em fazer parte desta rede integrada, que só é possível com o compromisso de gestores e profissionais na resposta ao HIV/Aids e Hepatites Virais no RN”, disse.

 

A implantação deste serviço faz parte das ações do planejamento do Programa Estadual de DST Aids e Hepatites Virais que busca apoiar tecnicamente a gestão municipal em uma proposta de agenda programada e continuada, focando na qualificação dos profissionais e proporcionando a melhoria do acesso e diagnóstico precoce do HIV Aids e Hepatites Virais.

 

Atualmente a rede estadual para diagnóstico do HIV e Assistência às Pessoas Vivendo com HIV/Aids conta com 12 Serviços de Atenção Especializada, localizados nos municípios de Natal (2), Santa Cruz (2), São José de Mipibú (1), Macaíba (2), São Gonçalo (1), Caicó (1), Pau dos Ferros (1) São Paulo do Potengi (1) e Parnamirim (1), além de negociações para implantação de mais dois serviços, em Assú e Mossoró, ainda em 2014. A rede também dispõe de um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em Mossoró, e dois hospitais de referência, Giselda Trigueiro, em Natal, e Rafael Fernandes, em Mossoró.

 

 

De acordo com Sônia Cristina Lins, “a Sesap vem investindo na capacitação de profissionais e infraestrutura dos SAE’s e também dos hospitais. Além disso, estamos implantando testes rápidos para diagnóstico do HIV, sífilis e hepatites virais em todas as maternidades do estado para reduzir a transmissão vertical do vírus, que ocorre da mãe para o bebê no parto e amamentação. Também estamos incentivando a descentralização dos Testes para as regionais de saúde e apoiamos as ações Municipais a realizar a ação ‘Fique Sabendo’ em todos os seus eventos”, pontua.