CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 10 de novembro de 2015

Salas de amamentação de maternidades de Natal são certificadas pelo Ministério da Saúde

Por Ascom Cosems-RN

Salas de amamentação de maternidades de Natal são certificadas pelo Ministério da Saúde (3)

As três maternidades municipais de Natal – Leide Morais, Felipe Camarão e Quintas – tiveram suas salas de apoio à amamentação à mulher trabalhadora certificadas pelo Ministério da Saúde, nesta segunda-feira (9). A solenidade contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e do próprio Ministério.

O secretário municipal de Saúde Luiz Roberto Fonseca falou sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê. Ele afirmou que as salas especiais trarão mais dignidade à mãe trabalhadora, que precisa retornar ao mercado de trabalho e a garantia de apoio para dar continuidade à amamentação até os dois anos da criança, conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nas salas de apoio à amamentação, as mães têm acesso a um ambiente acolhedor e adequado à coleta e ao armazenamento do leite, para que ele seja oferecido posteriormente ao seu filho com segurança e qualidade.

As salas de apoio à amamentação da SMS são espaços dentro dos estabelecimentos em que a mulher poderá esvaziar as mamas, armazenando seu leite em frascos, em outro momento, oferecê-lo ao seu filho.

Esse leite é mantido em um freezer a uma temperatura controlada até o fim do dia. No fim do expediente, a mulher pode levar seu leite para casa para que seja oferecido ao filho ou pode ainda doá-lo a um Banco de Leite Humano.

Ascom da SMS Natal.