CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 6 de maio de 2016

NATAL: Reunião busca implementar a COAPES na esfera municipal

Por Ascom Cosems-RN

20160506073703
Nesta quinta-feira (5), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, ocorreu uma reunião que busca a construção do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Serviço (COAPES). O contrato, que conta com a parceria de todas as instituições públicas e privadas de graduação em Saúde, se tornará único entre as esferas estaduais e municipais. Os gestores do SUS serão os protagonistas e disparadores do início do processo de contratualização no seu território.

Visto como investimento de médio a longo prazo, o COAPES, inovação do programa Mais Médicos, oferecido aos atores do SUS e da Educação Superior, como gestores, trabalhadores, usuários, docentes e estudantes, busca operacionalizar os processos de negociação, tomada de decisões e contratualização de ações que materializam a integração entre ensino, serviço e comunidade. Entre os objetivos do projeto está o acesso a todos os estabelecimentos de saúde, sob a responsabilidade do gestor da área, a cenários de prática para a formação no âmbito da graduação e da residência.

Podendo beneficiar milhares de alunos, a medida, que serve para aprimorar a relação entre as universidades e os gestores do SUS, promoverá melhores condições de inserção dos estudantes nos serviços de saúde. Essa formalização dará mais garantia para que os alunos da área da saúde possam atuar de forma supervisionada na rede pública, especialmente nas unidades básicas de saúde (UBS), espaços de aprendizagem fundamentais para a formação. Assim, o COAPES torna-se um instrumento fundamental para o aprimoramento da formação profissional, ao mesmo tempo em que promove uma parceria mais sólida entre as universidades e o sistema de saúde.

“Frente a grande participação dos representantes da SMS e da SESAP, a reunião teve a finalidade de discutir o desafio que será implantar o dispositivo ofertado aos atores do SUS e da educação superior (gestão, usuários, docentes e estudantes) que propõe operacionalizar os processos de negociação, tomada de decisão e contratualização de ações que materializam a integração ensino-serviço-comunidade”, destacou Nádia Rocely, chefe do Setor de Educação Permanente e Articulação Serviço-Saúde (SEPAES).

Presentes na reunião estavam representantes da Secretaria Adjunta de Gestão Participativa do Trabalho e do Suporte Imediato aos Serviços de Saúde (SAD-GS), Departamento de Atenção Básica (DAB), Departamento de Atenção Especializada (DAE), Conselho Municipal e Estadual de Saúde, Asplan, Dgtes, Sesap, entre outros. Além disso, contou com a participação do exsecretário municipal de Saúde de Natal e professor da UFRN, Cipriano Maia de Vasconcelos, que apresentou a medida aos presentes.

ASCOM DA SMS NATAL