CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 13 de janeiro de 2016

Programa de Controle da Tuberculose apresenta protocolo de fluxo de material para diagnóstico da doença

Por Ascom Cosems-RN

ABAAABn7YAB-0

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio do Programa de Controle da Tuberculose, realizou uma reunião na sede da SMS, com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (médicos, enfermeiros e diretores) do Distrito Sanitário Norte I, para apresentar o Protocolo do fluxo de material biológico para diagnóstico da tuberculose. Para que o diagnóstico ocorra em tempo hábil e sem prejuízos ao usuário é necessário que as Unidades de Saúde de Atenção Básica se organizem e estabeleçam o cumprimento do protocolo.

O Programa Municipal de Controle da Tuberculose junto com a coordenação Municipal de Assistência Laboratorial, gestores dos Distritos Sanitários, LACEN e PECT-RN, está trabalhando para a instalação do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) nas unidades Básica de Saúde e a organização do fluxo de material biológico (escarro) para o diagnóstico da tuberculose no município da capital.

A chefe do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Débora Costa, explica que o GAL é um sistema para auxiliar o registro do diagnóstico laboratorial. “Ele gerencia e acompanha as realizações das análises laboratoriais desde a sua solicitação até a emissão do laudo final. Este sistema mostra-se obrigatório para que o município apareça no cenário nacional e receba os incentivos do Ministério da Saúde para avançarmos no controle da tuberculose”.

A capacitação dos profissionais no GAL e a divulgação do fluxo organizado para diagnóstico da tuberculose estão sendo implementados nos Distritos Sanitários no LACEN, sendo um por vez, iniciando com os profissionais do Distrito Sanitário Norte I e logo após os outros distritos serão capacitados.

Ascom da SMS Natal.