CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 9 de novembro de 2016

Profissionais de saúde passam por capacitação em notificação de violências

Por Ascom Cosems-RN

24955

Com o título, “Notificar é Cuidar: Uma Ação Frente a Violência Interpessoal/Autoprovocada”, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal realiza capacitação em notificação compulsória das violências, para os profissionais da rede municipal de saúde, no período de 8 a 16, deste mês, pela manhã e tarde, em diversos locais.

A capacitação é promovida pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica (SVE) e do Núcleo de Monitoramento das Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANTS) foi iniciada nesta terça-feira (8) para os profissionais do Distrito Sanitário Leste, no Auditório do Centro Especialidades Integradas (CEI Leste I), Zeca Passos, na Ribeira. No do Distrito Sanitário Oeste, a capacitação será na quarta-feira (9), às 14h, no Auditório do SAMU Natal, em Dix-Sept Rosado.
O Distrito Sanitário Sul realiza a capacitação nesta sexta-feira (11), às 14h, no Auditório do Distrito Sul, em Lagoa Nova. O Distrito Sanitário Norte I, na segunda-feira (14), às 08h, no Auditório da Biblioteca do Santarém. Já o Distrito Sanitário Norte II, será na quarta-feira (16), às 08h, no Auditório do Hospital Dr. José Pedro Bezerra, em Potengi.

Segundo a chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica, Aline Bezerra, a violência impacta a qualidade de vida do indivíduo e da comunidade, gerando demandas para os mais diferentes setores como, por exemplo, o social, educacional, de segurança pública. “Na saúde resulta em altos custos, uma vez que o atendimento da pessoa que sofre violência envolve uma série de ações específicas de cuidado. Nesse sentido a estruturação da Linha de Cuidado (LC) para Atenção Integral à Saúde da Pessoa em Situação de Violência no Município de Natal, representa um grande passo na consolidação da Política de Atenção Integral à Saúde da Pessoa em Situação de Violência, em todas as esferas da Secretaria Municipal de Saúde”, considerou.

Aline destacou que a efetivação das estratégias e ações depende da capacidade de articulação entre os diversos setores, sendo que cada setor se mostra fundamental para a solução do problema e no conjunto, tornam-se potentes para produzir soluções relevantes às questões de violência.

Para reforçar este trabalho e auxiliá-los no atendimento às mulheres, a SMS conta com a parceria da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), participando da atividade de educação permanente.

ASSESSORIA