CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 19 de outubro de 2016

Prefeitura realiza ação de saúde na feira livre de Macaíba

Por Ascom Cosems-RN

A Prefeitura de Macaíba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma grande ação na feira livre do município, na manhã do último sábado (15), na Praça Augusto Severo (Praça do M) e imediações, no Centro.
A atividade fez parte do calendário de ações de saúde da campanha Outubro Rosa. Na ocasião foram realizados atendimentos com clínico geral e médico mastologista; testes de glicemia; HIV; sífilis; hepatites virais; ações preventivas do câncer de boca; solicitações de encaminhamento para mamografia e ultrassonografia; verificação de pressão arterial; distribuição de hipoclorito (material para a lavagem de frutas e verduras).
Cerca de 3.800 atendimentos foram realizados na ação. A dona de casa, Maria do Socorro da Silva, 49, moradora da Rua Olímpio Maciel foi uma das pessoas atendidas durante a atividade. Sobre a ação ela declarou: “Achei uma maravilha. Muitos profissionais qualificados nos atendendo aqui hoje”, afirmou.
O senhor Bernardino Fernandes da Silva, 74, também morador da Rua Olímpio Maciel participou da ação de saúde e disse: “Foi ótimo o atendimento. Fiz teste de glicemia, HIV, tirei a pressão e está tudo bem”.
OUTUBRO ROSA
A campanha Outubro Rosa é uma ação de conscientização realizada por diversos segmentos no mês de outubro dirigida a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O público-alvo são as mulheres na faixa etária de 40 a 59 anos. Em Macaíba, todas as unidades de saúde do município estão participando da campanha até o dia 31 deste mês.
De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Para realizar o autoexame das mamas é necessário seguir três passos: fazer a observação em frente ao espelho; palpar a mama de pé e repetir a palpação deitada (o).
ASSECOM PMM