CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 1 de dezembro de 2016

Prefeitura de Macaíba engajada no Dia Mundial de Combate à AIDS

Por Ascom Cosems-RN

arq58403ee06bcb1

No Dia Mundial de Combate à Aids, 1º de dezembro, em que o mundo todo discute medidas para evitar a proliferação da doença, a Prefeitura de Macaíba, por meio da secretaria de Saúde mobilizou-se desenvolvendo ações voltadas à temática. Ainda nas primeiras horas deste 1º de dezembro, os postos de saúde, o Centro de Saúde Luiz Antônio Fonseca Santos (Posto da Maré) e equipes da Secretaria de Saúde teceram ações relacionadas à campanha de combate ao Vírus HIV.

Na Praça Augusto Severo (Praça do “M”) os profissionais de saúde distribuíram material orientativo, preservativos, chamaram a atenção de motoristas e pedestres abrindo faixas em sinais de trânsito da cidade com frases de alerta sobre o HIV e também orientaram os populares sobre a importância de se fazer os testes que estão sendo oferecidos gratuitamente à população nos postos de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), este ano campanha de prevenção à AIDS no país tem foco nos jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E, buscando discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/AIDS, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis.

Estimativa divulgada nesta quarta-feira (30 de novembro) pelo MS revela que cerca de 112 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e não sabem. Boletim sobre a AIDS com dados mais recentes mostra que a doença avança em todas as faixas no público masculino jovem. Enquanto, em 2006, a razão era de 1 caso em mulher para cada 1,2 caso em homens, em 2015, o cenário passou a ser 1 caso em mulher para cada 3 casos em homens.

POSTO MARÉ

A grande ação que começou neste dia primeiro continuará nesta sexta-feira (02 de dezembro) no Posto da Maré. A partir das 08 da manhã será realizada uma programação especial aos usuários com palestras educativas, distribuição de preservativos, realização de testes rápidos entre outras. Para realizar o teste, o (a) usuário (a) deverá se apresentar no referido posto portando um documento de identificação com foto e o cartão SUS.

ASSESSORIA DE IMPRENSA