CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 9 de fevereiro de 2017

Prefeitura de Macaíba emite nota de esclarecimento sobre UPA

Por Ascom Cosems-RN

arq589b7ce20abeb

Em relação à UPA, a Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer que esta unidade situada em nosso município é classificada pelo Ministério da Saúde (MS) como de Porte I, com demanda para atender 150 pacientes diariamente (conferir imagem abaixo da matéria). Porém, vem atendendo uma média de 200 pessoas ou até mais por dia. A gestão municipal tem investido mais de 900 mil reais mensalmente na UPA.

Devido ao aumento de pessoas que procuram nossa unidade, pelo fato de haver poucas UPAs funcionando no RN e pela falta de estrutura e médicos em algumas cidades vizinhas, optamos por preservar o paciente nos casos de urgência e emergência, ou seja, amarelo e vermelho. Isso não significa que as pessoas com classificações azul e verde não sejam atendidas ou fiquem sem resposta.

Cabe enfatizar que, devido à crise econômica que afeta municípios por todo o Brasil e ocasiona queda de receitas, inclusive alguns tiveram que fechar suas UPAs, enquanto outros sequer conseguiram abri-las, a partir deste mês de janeiro de 2017, a UPA de Macaíba passou a seguir as recomendações da Portaria nº 10, de 03 de janeiro de 2017, Ministério da Saúde, disponibilizando quatro médicos, dois durante o dia e dois durante a noite.

Em caso de classificação azul ou verde, o paciente de Macaíba será encaminhado para a Atenção Básica, ou seja, para o posto de saúde mais próximo de sua residência, com o encaminhamento para a consulta. Os postos de saúde funcionam de segunda à sexta.

Em suma, as UPAs de todo o Brasil foram criadas para atender os casos de saúde mais graves. Ressaltamos ainda que a UPA Macaíba é uma das melhores do estado, sendo inclusive citada em um vídeo publicitário do Governo Federal. Por fim, dos 167 municípios potiguares, Macaíba é uma das poucas cidades que mantêm uma UPA funcionando de forma eficiente, fazendo com que seus moradores não tenham que se deslocar para outras cidades à procura de atendimento de urgência e emergência.

TABELA_DAS_UPAS1

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA