Poço Branco foi o primeiro município potiguar a superar a meta mínima de acompanhamento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família na Saúde neste segundo semestre. Salienta-se, que o Ministério da Saúde preconiza que os municípios realizem 80% do total de famílias selecionadas para o cumprimento das condicionalidades da saúde até o dia 31 de dezembro.
Até o dia 20 de outubro, as equipes de saúde de Poço Branco acompanharam 1.139 famílias, principalmente, mulheres e crianças. O intuito deste acompanhamento é realizar a avaliação antropométrica e nutricional das famílias, monitoramento da realização do pré-natal das gestantes e a supervisão da vacinação das crianças. Destaca-se, que estas ações são condições indispensáveis para manutenção do benefício às famílias, que precisam cumprir estas e mais outras condicionalidades (na educação e assistência social) para manter-se no Programa Bolsa Família.
O êxito precoce é fruto do planejamento da Gestão Municipal e da dedicação de todos os profissionais da Atenção Básica. O resultado impressiona se comparado aos números obtidos até agora a nível regional, estadual e nacional. A média de acompanhamento a nível nacional está em 11,45%, o estado do Rio Grande do Norte tem resultado de 8,4% e a terceira região de saúde (João Câmara) alcançou apenas 7,25%. Já Poço Branco está com resultado parcial de 80,32% de acompanhamento das famílias.
Apesar do resultado expressivo, a Secretária Municipal de Saúde, Rosinha Rocha diz está muito satisfeita e orgulhosa de sua equipe, mas que haverá mobilizações e busca ativa para localizar ainda mais famílias, visando promover saúde e prevenir doenças. A gestora aproveitou o momento para parabenizar toda sua equipe e agradece o empenho dos agentes comunitários de saúde que realizaram um grande trabalho de mobilização, que culminou na conquista deste resultado.
O Prefeito Waldemar de Góis destacou que o êxito só foi possível graças ao planejamento da Gestão, que conseguiu em poucas semanas mobilizar mais de mil famílias. O prefeito agradeceu e parabenizou a excelente execução do trabalho pelas equipes de saúde, que se engajaram no intuito de alcançar este resultado. E, salientou que o investimento da saúde está sendo prioridade em sua gestão, com aquisição de equipamentos, reformas de unidades de saúde e ampliação de serviços e ações de saúde, que visa à melhoria da qualidade de vida do povo poçobranquense e dos indicadores de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde de Poço Branco chama atenção das famílias beneficiárias do programa que ainda não cumpriram a condicionalidade da saúde para procurarem à unidade de saúde mais próxima ou a própria secretaria de saúde para regularizar a situação. Ressalta-se que a condicionalidade da saúde é um critério estabelecido pelo Programa Bolsa Família para que a família assistida continue fazendo jus aos repasses financeiros. O descumprimento pode acarretar no bloqueio e até cancelamento do benefício.
Link do relatório de acompanhamento das famílias do Programa Bolsa Família: http://bolsafamilia.datasus.gov.br/w3c/consol_uf_cobertura_bfa.asp?gru=5&uf=RN&vigencia=34&cob=1&brsm=1®ional=00.
ASSESSORIA DE IMPRENSA