CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 12 de janeiro de 2017

Parnamirim inicia vacinação contra HPV para meninos

Por Ascom Cosems-RN

noticia_05-01-2017(10-48-19)_6101

Parnamirim iniciou esta semana a campanha de vacinação contra o vírus HPV para meninos. Garotos de 12 a 13 anos já podem receber a vacina nas 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A inclusão desse grupo tinha sido anunciada em outubro de 2016, mas só entrou em vigor agora, em janeiro de 2017.  A imunização se estende durante todo o ano.

Anteriormente, apenas meninas de faixa-etária próxima recebiam as doses da vacina pelo programa nacional. No entanto, o ministério optou por reduzir o número de doses aplicadas nas meninas para incluir os meninos na campanha.

“Até o ano passado era disponibilizado apenas para meninas, que tem mais facilidade de adquirir a doença. Porém, este ano  disponibilizaram para os meninos, pois eles não adquirem com a mesma facilidade das meninas, mas são os maiores transmissores”, explica a enfermeira e chefe do setor de imunização da Secretaria de Saúde de Parnamirim, Nicelha Guedes.

A vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais nos homens, além de contribuir para redução do câncer de colo de útero entre as mulheres.

A faixa etária dos meninos que podem receber a vacina será ampliada gradualmente até 2020, quando ela estará disponível para meninos de 9 a 13 anos.

Ainda segundo Nicelha, outra mudança é que, a partir de 2017, meninas que chegaram aos 14 anos sem a vacina também poderão se vacinar. A vacinação também será estendida a homens que vivem com HIV entre 9 e 26 anos. Antes, só as mulheres com HIV desta faixa etária podiam se vacinar gratuitamente. No caso desse público, o esquema vacinal é de três doses.

MENINGITE C

Também entra em vigor agora a inclusão da vacina contra meningite C para meninos e meninas de 12 a 13 anos. Até 2020, a vacina deverá estar disponível a crianças de 9 a 13 anos. Hoje, essa imunização é oferecida apenas para crianças aos 3, 5 e 12 meses de idade. A meningite C é o subtipo mais frequente da doença, que é considerada grave e de rápida evolução.

SERVIÇOS

Vacina contra HPV: Quem pode tomar: Meninos (12 a 13 anos); Meninas (9 a 14 anos).

Contra Meningite: Meninos e Meninas ( 12 e 13 anos). O que levar: Cartão de Vacina e cartão do SUS  Onde: Postos de Saúde de Parnamirim.

ASSESSORIA DE IMPRENSA