CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 30 de maio de 2018

Parnamirim: Centro de Zoonoses realiza exames de Calazar em Monte Castelo

Por Ascom Cosems-RN

A Secretaria de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está realizando nesta semana visitas nas residências de Monte Castelo com o objetivo de realizar exames de Calazar.

De acordo com o gerente do Centro de Zoonoses, Josivan Gomes, é importante que a população colabore, permitindo que eles realizem o exame para garantir a saúde da população. “Os agentes de endemias sempre trabalham fardados para que a população possa identifica-los com facilidade e em caso de dúvida basta entrar em contato com o Centro de Controle através do número 3644-8186”, explicou.

Josivan esclareceu que os agentes não estão realizando vacinação dos animais nas residências, mas que os exames de Calazar vão continuar e vão se estender à outros bairros, que serão divulgados ainda esta semana.

TRANSMISSÃO

A leishmaniose visceral, conhecida popularmente como Calazar, é transmitida pela picada do mosquito-palha. Esse tipo de leishmaniose afeta os órgãos internos, geralmente baço, fígado e medula óssea. Algumas pessoas não apresentam sintomas. Em outras, os sintomas podem incluir febre, perda de peso e inchaço do baço ou fígado.

ASSESSORIA DE IMPRENSA