CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 9 de outubro de 2017

Parceria entre SMS e Ministério Público garante investimento na Rede de Saúde Mental 

Por Ascom Cosems-RN

  

Um evento nesta segunda-feira (9), no Centro de Convivência da Unidade Integrada de Serviços de Saúde, comemorou os resultados da parceria entre Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ministério Público do Trabalho (MPTRN) e Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) que garantiram recursos para investimentos na Rede de Saúde Mental do município. 

Foram R$ 196 mil que proporcionaram a compra de equipamentos para os cinco Centros de Atenção Psicossocial (Caps), além da estruturação do Centro de Convivência em Saúde Mental. Este último, inclusive, é um marco na área da saúde mental, trazendo um olhar diferenciado e proporcionando a socialização e humanização dos pacientes. “Sem esses recursos, dificilmente teríamos conseguido estruturar o Centro como nós conseguimos, principalmente em um espaço de tempo tão curto. Aqui desenvolvemos oficinas de artes, papel reciclado, serigrafia, música, dança e capoeira”, destacou Silvana Barros, coordenadora da Saúde Mental da SMS. 

Os valores foram garantidos por meio de um projeto de captação, elaborado entre SMS e MPRN, encaminhado ao MTP através do Transformando Destinos. O Ministério Público do Trabalho, por sua vez, repassou para a rede recursos de multas executadas através de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs). 

“Infelizmente, percebemos que muitas vezes as pessoas têm uma visão distorcida das pessoas que buscam atendimento na Rede de Saúde Mental. Vir aqui e constatar que os recursos investidos estão proporcionando uma melhor vida para a população, é muito gratificante”, afirmou o procurador-chefe do MPTRN, Luiz Fabiano Pereira. 

A procuradora-geral adjunta do MPRN, Elaine Cardoso, também destacou os avanços que a parceria proporcionou. “É uma felicidade muito grande vir no Centro de Convivência e observar a vivacidade desse lugar. Um espaço que traz uma humanização muito grande para os pacientes”. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA