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Postado 25 de maio de 2017

Ouvidoria Municipal de Saúde de Natal busca melhoria no atendimento

Por Ascom Cosems-RN

Com o objetivo de proporcionar uma visão geral sobre a função de ouvidor na área da saúde, a Ouvidoria Municipal de Saúde de Natal promoveu nesta quarta-feira (24), no Auditório da SMS, a 1ª Capacitação sobre o Sistema Ouvidor SUS/Ministério da Saúde.

A abertura contou com a participação da secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde, Saudade Azevedo; o secretário adjunto de Gestão Participativa do Trabalho e da Educação na Saúde, Marcelo Bessa; a ouvidora municipal de saúde de Natal, Lúcia de Fátima Azevedo; e a ouvidora de saúde da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), Safira Gomes.

A secretária Saudade Azevedo agradeceu a equipe da ouvidoria pelo empenho no desenvolvimento das atividades que tem dados resultados importantes. “Por isso é importante essa capacitação para minimizar as dificuldades, utilizando a escuta qualificada para melhorar o atendimento no SUS. O serviço da ouvidoria é muito importante e é um ganho para a prefeitura para a secretaria e os usuários que procuram nossos serviços”.

O secretário Marcelo Bessa destacou a importância da capacitação para os servidores. “É necessário que os servidores conheçam o funcionamento da ouvidoria, aprendam sobre acolhimento, para saber direcionar as demandas de insatisfação, reclamação elogios e sugestões, visando um atendimento de qualidade. É preciso capacitar para entender o papel da ouvidoria e melhorar o acolhimento”.

“A capacitação é para os profissionais que lidam diretamente com a demanda dos usuários que procuram a ouvidoria. Uma das nossas maiores dificuldades e do Brasil é o de acessar o SUS e a segunda é o mal atendimento. É um momento de reflexão sobre a escuta, se importar e sentir o outro. Para isso estamos discutindo técnicas de abordagem, dentro da Politica Nacional de Humanização, no dispositivo que trata do acolhimento, buscando uma atenção maior para os usuários do SUS”, afirmou a ouvidora municipal de saúde de Natal, Lúcia de Fátima.

A ouvidora da Sesap, Safira Gomes, considerou a capacitação muito importante “porque estamos sempre em constante mudança e precisamos trocar experiências, nos atualizar para melhor atender aos usuários do SUS”.

Os trabalhos iniciaram com a dinâmica de reflexão, “O que você trouxe na bagagem”, sobre a expectativa da capacitação, onde surgiu a esperança, o conhecimento, a escuta e o silêncio, resiliência, paixão, troca de experiências, entre diversas outras que se encaixaram na discussão dos temas como, desenvolver processo de trabalho na ouvidoria.

As atividades seguiram com a exibição do vídeo “10 Minutos”, que fez uma observação sobre o atender, além da obrigação, usando o bom senso, sendo assertivo. O dia seguiu com exposição dialogada a ouvidoria, abordagem, acolhimento, e exposição sobre Sistema da Ouvidoria do SUS.

 ASSESSORIA DE IMPRENSA