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Postado 5 de dezembro de 2016

Ouvidoria do SUS de Natal passa por reorganização para melhorar qualidade dos serviços prestados

Por Ascom Cosems-RN

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Canal de comunicação entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) da rede municipal de assistência à saúde, a Ouvidoria do SUS Natal passará por uma reorganização em sua estrutura, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade natalense. Criada na gestão municipal anterior, mas implantada há apenas dois anos e meio, o órgão recebe demandas relacionadas à denúncias, reclamações, solicitações, dúvidas, sugestões e elogios.

A ouvidora do SUS Municipal, Lúcia de Fátima de Azevedo, eleita em agosto passado para um mandato de dois anos, explicou que a ideia de reorganização surgiu durante visita da equipe de Natal à Ouvidoria do SUS em João Pessoa, na Paraíba e que ela foi prontamente aceita pelo secretário municipal de Saúde Luiz Roberto Fonseca e a Prefeitura Municipal, que sempre apostam em ações que tragam melhorias dos serviços ofertados à população.

Ela explicou também que a mudança será feita com relação ao sistema de tipificação das demandas, com o detalhamento destas e a listagem dos cinco principais objetos de demanda, nas áreas de cirurgias, consultas, marcação de exames, insatisfação, mau funcionamento, mau atendimento e falta de profissionais e/ou medicação, elogios e sugestões.

O novo sistema possibilitará a separação das demandas de acordo com o distrito sanitário correspondente à unidade relatada pelo usuário. Essa nova forma favorecerá a identificação das necessidades existentes em cada um dos cinco distritos de Natal e, consequentemente, uma atenção mais detalhada e precisa a cada um deles, conforme suas insuficiências.

“Estamos trabalhando nessa mudança desde o início do mês e nossa expectativa é colocá-lo em funcionamento até o final do ano. Isso proporcionará uma identificação mais eficiente dos problemas e agilidade na resolução dos problemas, diminuindo o tempo de resposta ao usuário. E também auxiliar a gestão a identificar o que pode e deve ser melhorado, para que o usuário receba um serviço de qualidade”.

CIDADANIA

Para Lúcia de Fátima de Azevedo, o papel principal da Ouvidoria do SUS Natal é receber as demandas dos usuários e encaminhá-las para a gestão da pasta e o Conselho Municipal de Saúde (CMS), para ciência e resolução do problema narrado e/ou recebimento de sugestões e elogios.

“A Ouvidoria é um espaço de exercício de cidadania aberto à sociedade, um observatório da rede municipal de saúde. É um órgão muito importante e necessário para que o serviço público possa conhecer e atender as necessidades de todos que usam o sistema público de saúde”.

Entre seus objetivos, se destacam o atendimento, orientação e concessão do acesso imediato do público quanto ao acesso às informações, informa sobre a tramitação de documentos nas suas respectivas unidades e protocoliza requerimentos de acesso às informações do SUS.

CONTATOS

Canal de articulação entre o cidadão, que exerce seu papel no controle social, e a gestão pública da saúde no município, a Ouvidoria possui dois canais diretos de comunicação e interação com a sociedade natalense: os números de telefones 3232-8577 ou o 0800 084 9999 e o endereço de e-mail ouvidoriasusnatal@gmail.com.

Aqueles que desejarem também podem encaminhar sua demanda de forma presencial, seja denúncia, reclamação, sugestão ou elogio na sede do órgão, situada no prédio da SMS, na Rua Fabrício Pedroza, 915, Petrópolis, no 4º piso.

ASSESSORIA DE IMPRENSA