CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 20 de outubro de 2015

Olhar Brasil inicia ações de promoção à saúde auditiva e visual de alunos e professores de Natal

Por Ascom Cosems-RN

Olhar Br

Com índices zero de evasão e de repetência escolar entre alunos da primeira fase do Ensino Fundamental da rede pública de Natal, a Escola Municipal Antônio Campos da Silva, no bairro de Mãe Luíza, é a primeira unidade a receber as ações de promoção à saúde auditiva e visual desenvolvidas em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Instituto Pedro Cavalcanti (IPC). Até a próxima quinta-feira (22), todos os 349 estudantes passarão por triagem e exames específicos, no dia seguinte, será a vez dos professores.

O secretário municipal de Saúde Luiz Roberto Fonseca e a adjunta de Atenção Integral à Saúde, Saudade Azevedo, participaram do início das atividades, que estão sendo realizadas na biblioteca da escola, na manhã desta terça-feira (20). Animado com a ação, Luiz Roberto falou sobre a importância da detecção precoce de problemas visuais e auditivos e suas correções, para que o processo de aprendizagem das crianças não seja comprometido.

O médico fundador do IPC, Pedro Cavalcanti, também participou do lançamento da ação em Natal e afirmou que este ano, foi agregado o atendimento aos professores para detectar possíveis problemas vocais nestes, é um dos principais motivos de afastamento de educadores das salas de aula no país. Ele disse ainda que além dos exames, é ofertado também tratamento corretivo para os alunos e docentes que necessitem de maior atenção.

A diretora pedagógica da Escola Antônio Campos da Silva, Raquel Marinho, disse que a unidade já recebeu ações de promoção à saúde dos estudantes anteriormente e que os índices de evasão e de repetência escolar desta são praticamente zero. 

Texto: Ascom da SMS do Natal.