CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 18 de maio de 2016

NATAL: Projeto Samuzinho desenvolve atividades alusivas ao Maio Amarelo para estudantes 

Por Ascom Cosems-RN

Treinamento Samu Natal (4)

Diogo Vitor tem 13 anos, mora no conjunto Parque das Dunas, na zona Norte de Natal, estuda no 8º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Professora Maria Alexandrina e na tarde desta terça-feira (17) participou pela segunda vez do projeto Samuzinho, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do SAMU Natal 192, e pela Secretaria Municipal de Educação. Diogo foi um dos mais de 40 estudantes que participaram da edição especial do projeto Samuzinho em alusão ao Maio Amarelo. 

A ação aconteceu no auditório do SAMU Natal, com objetivo de levar orientações de prevenção a acidentes de trânsito e sensibilizar crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 15 anos, sobre a importância do SAMU Natal 192. “Espero que não precise, mas caso aconteça, hoje eu me sinto preparado para poder ajudar alguém que esteja numa situação de socorro. Acho tudo muito interessante e nos ajuda a não cometer erros em situação de emergência”, afirma o estudante Diogo Vitor.

Durante a ação, os alunos receberam instruções teóricas e práticas de imobilização de mão e coluna cervical, reanimação cardiopulmonar, atendimento a vítimas de choque elétrico, acidentes domésticos, manobras de desengasgo e reconhecimento de parada cardíaca. “Essas manobras tem uma importância fundamental, pois conseguimos instruir os estudantes de modo que eles possam garantir que o coração possa continuar funcionando até a chegada do SAMU”, explica Moisés Cruz, instrutor do SAMU. 

Além disso, explica o instrutor, o Samuzinho também instrui o estudante para que ele possa ser multiplicador do conhecimento para a família, bem como para os outros estudantes que não puderam participar do treinamento. “Orientamos que eles aprofundem cada vez mais o conhecimento e que possam nos ajudar a salvar vidas”. 

Samuzinho visa também minimizar o índice de falsas ligações (trotes) realizadas por crianças e adolescentes com idade escolar, ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, diminuindo o tempo de espera pelo atendimento e tornando a atividade mais eficaz no salvamento de vítimas reais. “Destacamos também a importância, por exemplo, de combater os trotes, práticas mais corriqueiras no horário escolar, e o mal que isso causa no serviço. Essas crianças hoje saem daqui capacitadas para ajudar quem, um dia, precisar de ajuda”, destacou Rogéria Abrantes, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Natal 192.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, inserido no projeto “Pelotão da Cidadania Escolar e Protagonismo Juvenil”, que trabalha ações de saúde, educação, protagonismo juvenil e cidadania em escolas da rede municipal de ensino. É realizado a cada 15 dias, sempre na terça feira, a partir das 14 horas.

ASCOM DA SMS NATAL