CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 1 de abril de 2019

Natal: Grupo de tabagismo na unidade Vista Verde apresenta resultados positivos

Por Ascom Cosems-RN


O combate ao tabagismo recebe atenção especial na Rede Municipal de Saúde, inclusive com tratamento gratuito e diversos grupos que são organizados nas unidades de saúde do município, como é o caso da USF Vista Verde, na zona Norte de Natal, que tem apresentado resultados positivos.

No espaço, mais uma turma do grupo foi finalizada. Iniciada com 11 participantes, sete terminaram o programa e boa parte deixou o cigarro. “Aqueles que ainda não conseguiram largar, diminuíram consideravelmente o consumo, fumando dois ou três cigarros por dia e seguem no processo de tratamento”, destacou Camila Castro, diretora da unidade.

Foram oito encontros ao longo das últimas semanas, com a médica Patrícia Oliveira como responsável, sempre trazendo rodas de conversas, onde cada usuário tem a oportunidade de falar sobre seus avanços e as dificuldades, além disso, também são entregues os medicamentos que fazem parte do tratamento. 

No próximo dia 26 de abril, uma nova turma do grupo irá iniciar. Quem tiver interesse em participar, basta buscar a própria unidade.

RISCOS

Segundo o Ministério da Saúde, estudos desenvolvidos até o momento evidenciam que o consumo de derivados do tabaco pode causar quase 50 tipos de doenças diferentes. Está comprovado que o tabagismo é responsável por 25% das mortes por angina e infarto do miocárdio, 90% dos casos de câncer do pulmão, 25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral) e 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia).

Outras doenças que podem ter seu risco de ocorrência aumentado em decorrência do tabagismo destacam-se: hipertensão, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias, trombose vascular, osteoporose, catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce, complicações na gravidez, entre outras. 

IMPRENSA SMS NATAL